O chefe da Haas, Ayao Komatsu, acredita que o desempenho da equipe em Suzuka, uma das piores pistas para o time norte-americano, mostra que eles podem brigar por pontos consistentemente na temporada 2024 da Fórmula 1.
A Haas não conseguiu pontuar pela terceira corrida consecutiva devido a um problema no anti-stall na relargada, que custou várias posições a Nico Hulkenberg. Apesar disso, Komatsu se mostrou animado com o ritmo da equipe no Japão.
Tanto Komatsu quanto Hulkenberg admitiram antes do fim de semana, que Suzuka seria um teste decisivo para o VF-24, pois a pista ‘mostra as fraquezas do carro’.
“Suzuka realmente expõe a fraqueza do nosso carro. Então, se pudemos fazer isso nessa pista, é positivo”, disse Komatsu. “Estamos tentando trazer novas peças de forma agressiva para as próximas corridas, o que deve melhorar o desempenho do carro e tornar tudo melhor. Nico, sem aquela relargada desastrosa, teria pontuado, então isso é muito positivo. O que é honestamente encorajador é que conseguimos correr tanto nesse circuito, eu não esperava por isso.”
Apesar dos aspectos positivos, o engenheiro japonês explicou que ainda há áreas para melhorar no carro de 2024. Komatsu destacou o downforce geral em curvas de alta velocidade como uma fraqueza notável que a equipe buscará resolver nos próximos meses.
“No final das contas, como você pode ver, o downforce em alta velocidade não é suficiente, então é isso que precisamos melhorar, e então precisamos melhorar algumas características no eixo dianteiro. Mas honestamente, este é o nosso pior circuito”, disse Komatsu.
Olhando para a próxima etapa na China, um circuito que a F1 não visita desde 2019 devido a restrições da Covid, Komatsu acredita que a Haas tem espaço para melhorar.
“Acho que a julgar por este fim de semana (no Japão), por exemplo, não configuramos o carro muito bem. No TL1, o nosso acerto não estava bom, depois tivemos uma sessão molhada no TL2, então perdemos uma sessão, o que significa que estávamos atrasados no TL3. Claro que é um desafio semelhante, você sabe, Xangai é um fim de semana com corrida Sprint, então você precisa acertar o carro desde o TL1. Esse é um desafio para nós, mas aprendemos muito em Suzuka, em termos de como podemos melhorar operacionalmente, ajustar o carro, reagir às situações. Há muitas coisas para evoluir. Mas novamente, com pontos positivos suficientes, vamos nos concentrar nisso e tentar acertar o ajuste do carro para Xangai”, concluiu o dirigente de 48 anos.
Fonte: f1mania