F1: Chefe da Haas admite atraso com o carro de 2024


A nova temporada da Fórmula 1 promete muito, mas as expectativas da Haas parecem continuar modestas. O novo chefe da equipe, Ayao Komatsu, admite que o time terá um início difícil devido a um ‘começo tardio’ no desenvolvimento do carro de 2024.

No ano passado, a Haas terminou na última posição no campeonato de construtores com apenas doze pontos marcados. Apesar do bom desempenho do VF-23 em algumas sessões de classificação, a equipe sofreu com severos problemas de desgaste de pneus durante as corridas. As dificuldades foram agravadas pela troca de conceito do carro em Austin, e pela decisão de Nico Hulkenberg de voltar à especificação anterior.

Apesar de acreditar que o VF-24 será um passo à frente em relação ao carro de 2023, Komatsu reconhece que os problemas do ano passado colocam a Haas em desvantagem.

“O carro de 2024 é um claro avanço”, afirmou Komatsu. “Mas será bom o suficiente para brigar desde o início? Não acredito, porque começamos muito tarde. Mudamos o conceito tarde demais, e ao fazer o upgrade de Austin, desviamos um pouco os recursos. Portanto, sou realista sobre o carro que vamos apresentar no Bahrein, mas não de maneira negativa”, disse ele.

Apesar do tom realista, Komatsu defendeu o time e ressaltou a importância da união para superar os desafios. “Não é culpa dos nossos engenheiros, eles são bons profissionais. Para mim, o essencial é que, seja qual for o carro que tivermos no Bahrein, quaisquer problemas que surjam, devemos entendê-los e superá-los como equipe, sem ceder a possíveis disputas internas entre departamentos. Somos uma equipe pequena e não podemos ter esses problemas internos. Temos que agir como um todo, caso contrário, não teremos chance”, encerrou o novo chefe da Haas.

Para testar o VF-24 e identificar possíveis problemas, a Haas realizará dois shakedowns: um em Silverstone e outro no Bahrein, antes do único teste oficial de pré-temporada em 21 de fevereiro.

Enquanto as demais equipes revelam imagens dos carros de 2024 com novas pinturas, a Haas optou por um caminho mais discreto, focando em testes e soluções para possíveis problemas. A estratégia cautelosa e realista, pode ser a chave para que a equipe volte a pontuar, e quem sabe, possa surpreender os adversários ao longo da temporada de 2024.

Fonte: f1mania

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