F1: Chefe da Ferrari destaca como estratégia é “ponto crítico” durante corrida


Frédéric Vasseur tem mostrado estar atento a todos os pontos possíveis para ser o novo chefe da Ferrari na Fórmula 1. O francês, inclusive, destacou a importância de uma boa estratégia durante um final de semana de corrida.

O time italiano chegou a ser apontada como uma das favoritas ao título no início de 2022. Entretanto, uma série de erros, especialmente de estratégia, minaram as chances da escuderia, que perdeu o caneco para a Red Bull e ainda foi ameaçada pela Mercedes.

Depois de mais um ano batendo na trave, a esquadra quer reverter o cenário e vir forte para 2023. Além de ter achado mais potência em seu motor, também mudou a chefia do time, com Vasseur apontando como as decisões certas fazem toda a diferença.

“Estratégia é um ponto crítico da Fórmula 1. Entretanto, é tomada por uma complexidade de especificações como os pneus, o timing das sessões durante o final de semana da corrida e desenvolver e trazer novas partes para os circuitos onde melhor vão desempenhar”, falou ao Racecar Engineering.

“Quanto mais perto está no topo do desempenho, mais dramático vai ser o efeito de qualquer erro nas operações ou estratégia. Você deve assegurar que está fazendo a coisa no momento certo para explorar as oportunidades que têm de colher dados e fazer progresso”, seguiu.

“Estratégia durante a corrida é completamente diferente. É sobre o que vai acontecer depois e como extrair o máximo disso. As equipes estão constantemente olhando para a próxima volta e checando o que os adversários estão fazendo para ver se devem manipular o que deve ser feito em seguida por conta do que o rival faz”, continuou.

“É também saber que há pontos em algumas corridas onde seu piloto pode cometer erros. Tipicamente, isso vai ser quando a degradação de pneu está alta ou algum piloto está brigando por posição”, pontuou.

“Em momentos assim, pode mudar toda sua corrida. Se há um safety-car, por exemplo, pode dar enormes saltos no pelotão ou bom progresso com novo jogo de pneus quando os outros não estão fazendo suas melhores voltas”, completou.

Anteriores Mídia relata grande problema com a coalizão de tanques do Ocidente contra a Rússia
Próxima F1: Ex-piloto diz que alternância da FIA em diretores de prova “não tem como funcionar”