F1: CEO da Liberty Media admite que domínio de Verstappen pode ser um problema para o interesse na categoria


Os proprietários da Fórmula 1, a Liberty Media, reconheceram que o domínio de Max Verstappen na atual temporada está apresentando um desafio para manter a crescente popularidade da categoria.

No GP da Itália, Verstappen conquistou sua décima vitória consecutiva, estabelecendo um novo recorde na F1 para o maior número de vitórias consecutivas de um único piloto e preservando a invencibilidade da Red Bull em 2023.

Apesar da forte disputa no pelotão intermediário, a Red Bull tem dominado na frente desde o meio do ano passado, vencendo 24 das últimas 25 corridas.

Greg Maffei, CEO da Liberty Media, apontou para o aumento das ultrapassagens, com o GP da Holanda registrando o maior número de trocas de posições na história. No entanto, ele expressou cautela sobre se Stefano Domenicali, CEO da Fórmula 1, será capaz de transformar o domínio de Verstappen em algo positivo.

“O pelotão intermediário é bastante interessante, e podemos mostrar estatisticamente que há mais ultrapassagens do que nunca”, disse Maffei em um evento realizado pelo Goldman Sachs. “O desafio, obviamente, é que Max Verstappen está tendo um ano incrível, um ano de recordes. Stefano (Domenicali) está tentando aproveitar isso, dizendo: ‘Venha assistir a este evento histórico, você nunca viu sucesso como este.’ Vamos ver se isso vai funcionar.”

Maffei sustenta que a Fórmula 1 continua sendo uma proposta ‘muito atraente’, apesar do domínio de um único piloto. Ele reconheceu que um piloto continuamente vencendo pode ser problemático para as audiências.

“A realidade é que temos um produto competitivo muito atraente, exceto pelo fato de Max ser tão rápido”, disse ele. “A menos que ele quebre a perna, como Tonya Harding, não tenho certeza do que podemos fazer sobre isso! Mas ele é um fenômeno. Ele está pilotando o que parece ser o carro mais rápido e está pilotando muito bem. Se você olhar para as trajetórias que ele está seguindo, o quão agressivas essas trajetórias são, mas o quão bem ele consegue navegá-las. É verdadeiramente impressionante. E você pode ver estatisticamente por que ele é mais rápido do que qualquer outra pessoa no momento”, disse Maffei.

Desde que assumiu a propriedade da F1 no final de 2017, a Liberty Media tem consistentemente buscado expandir a presença da categoria nos Estados Unidos, agora com três corridas no país. Maffei revelou que as audiências totais continuam a aumentar a cada ano, apesar de ambos os campeonatos serem considerados já definidos este ano.

“Acredito que você precisa olhar para o interesse geral no esporte”, observou ele. “A audiência é um pouco difícil. Tivemos muitos sucessos este ano, acredito que três das quatro melhores corridas aqui nos Estados Unidos foram todas este ano em termos de audiência, e nossa audiência média está aumentando ano a ano.”

“Mas ainda assim, pode haver uma circunstância específica, como no ano passado Miami estava sozinha, e este ano competiu com um jogo do Miami Heat nos playoffs da NBA. Essas circunstâncias específicas podem impulsionar a audiência de uma corrida”, acrescentou.

“Se você considerar o total de interesse, medido pelo crescimento, não apenas na TV, mas quanto crescemos no Instagram, visualizações no YouTube, visualizações no TikTok, a quantidade de interesse na categoria só aumentou, e muito mais do que dois dígitos. Estou convencido de que nossa demanda é muito alta”, finalizou Maffei.

Fonte: f1mania

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