Alguns rumores começaram a circular, dizendo que a AlphaTauri poderia usar uma cópia do RB19 na temporada 2024 da Fórmula 1, e o CEO da equipe, Peter Bayer, disse que eles levarão ‘tudo p que for possível’ possível da Red Bull, enquanto buscam um lugar no topo do meio da tabela.
Depois das dificuldades do ano passado com os novos carros de efeito solo, a AlphaTauri esperava melhorar nesta temporada, mas eles caíram ainda mais.
Isso fez com que o chefe da equipe, Franz Tost, dissesse no início deste ano que não confiava mais em seus engenheiros, pois eles lhe disseram que estavam fazendo ‘bom progresso, mas não há sinal disso nos tempos de volta, porque isso é a única coisa que importa’.
Com apenas três pontos na tabela em treze corridas realizadas este ano, não é apenas Tost que criticou a equipe, mas também o consultor de automobilismo da Red Bull, Helmut Marko, que disse que ‘projetos próprios são o caminho errado’, e que no futuro o carro da AlphaTauri será mais parecido com o carro da Red Bull.
“A orientação é clara: seguir a Red Bull Racing até onde as regras permitirem”, acrescentou Marko.
O novo CEO da equipe, Bayer, reiterou isso.
“No futuro, vamos obter tudo o que for permitido pelas regras, da Red Bull Racing, e claro também nos aproximaremos da Red Bull em termos de design do carro”, disse Bayer à Sky Sports.
Como Bayer diz, embora eles sejam a base de treinamento da Red Bull para jovens pilotos, eles preferem fazer isso no meio do pelotão do que na parte de trás como hoje.
“A Itália, claro, permanecerá como nossa sede”, acrescentou, segundo o Motorsport-Total. “Tudo o que está acontecendo atualmente na Itália, produção, desenvolvimento de pessoal, finanças, permanecerá na Itália. Mas já temos um pequeno local em Bicester (Inglaterra). E o plano atual é realmente mover a equipe de design aerodinâmico para Milton Keynes (sede da Red Bull Racing), para simplesmente atracar lá também”, acrescentou.
Ele, no entanto, deixou claro à Autosport recentemente que a Red Bull e a AlphaTauri garantirão que nada ‘ilegal’ seja compartilhado entre as duas equipes.
“É sobre as muralhas da China que você constrói no meio. Olhe para a Haas e a Ferrari, por exemplo. Eu acho que Laurent (Mekies) e eu trazemos essa experiência para a mesa, nós definitivamente não queremos fazer algo ilegal, mas também sabemos que certas coisas podem ser feitas, porque vemos isso acontecendo o tempo todo”, finalizou Bayer.
Fonte: f1mania