F1: ‘Caso Piastri’ causa demissão na Alpine


Segundo o Soymotor.com, a Alpine demitiu sua chefe de assuntos jurídicos, como resultado direto da situação com Oscar Piastri no meio deste ano. Em sua posição, Benedicte Mercer estava diretamente envolvida nos contratos de pilotos dentro da Alpine, o que incluía Piastri.

A novela em torno de Piastri se alongou durante algum tempo no meio deste ano, pois após o anúncio de que Sebastian Vettel iria se aposentar da Fórmula 1 no final da atual temporada e seria substituído na Aston Martin por Fernando Alonso em 2023, a Alpine não demorou para confirmar Piastri como substituto de Alonso. No entanto, Piastri imediatamente postou no Twitter, que não iria correr pela Alpine no próximo ano. Não muito depois, descobriu-se que ele já tinha um contrato assinado com a McLaren. No final, uma arbitragem da FIA teve que decidir para qual equipe Piastri iria pilotar na próxima temporada, e foi decidido que o contrato válido, era com a McLaren.

Que a Alpine cometeu algum erro contratual, parecia bastante óbvio. Dentro de uma equipe, não deve haver dúvidas sobre a validade dos contratos dos pilotos e não deve acontecer que um piloto e uma equipe tenham leituras completamente diferentes sobre o conteúdo de um contrato. Portanto, não é de surpreender que alguém do departamento jurídico fosse responsabilizado. A própria equipe agora reconhece isso e diz que está tomando medidas para evitar situações como essa no futuro. Parte disso, foi a demissão de Mercer.

Mercer foi contratada como chefe de assuntos jurídicos no final de 2011. Desde então, ela ocupou o cargo na equipe que foi chamada sucessivamente de Lotus, Renault e Alpine. Como a Alpine está oficialmente registrada na Inglaterra, a equipe também deve cumprir as leis do Reino Unido, incluindo a obrigação de relatar mudanças na administração à Companies House. Esses registros mostram que Mercer foi demitida em 08 de novembro de 2022.

Já era esperado que algo acontecesse internamente na equipe Alpine, já que ficou bastante evidente que algum erro havia sido cometido. Agora a equipe apontou e demitiu uma pessoa que pode ter sido a responsável pelo ocorrido.

 

 

 

Anteriores F1: Ricciardo afirma que não tem nada fechado com nenhuma equipe para ser reserva
Próxima Polícia Civil recupera motocicleta furtada em Barra do Garças