A recente saída de Otmar Szafnauer do cargo de chefe da equipe da Alpine na Fórmula 1 gerou muitas especulações e surpresa. Em uma declaração franca, o atual chefe interino da equipe, Bruno Famin, insistiu que a decisão foi tomada porque “não estávamos 100% alinhados”, mas negou que a equipe tenha perdido a confiança no ex-chefe.
A revelação veio logo antes do Grande Prêmio da Bélgica, marcando a última corrida de Szafnauer como chefe da equipe, uma decisão que também afetou Alan Permane, outro veterano da equipe.
Apesar de Szafnauer ter se juntado à Alpine há apenas 18 meses, vindos da Aston Martin, e com 34 corridas no plano de 100 corridas da equipe, Famin teve que se defender da decisão.
“Ninguém está dizendo que Otmar Szafnauer não é bom. Otmar e Alan são pessoas muito experientes,” explicou Famin, acrescentando que o desafio é tão intenso que é necessário um alinhamento perfeito entre todos.
A Alpine, que terminou em quarto lugar na temporada passada, agora está em sexto lugar, 134 pontos atrás da Ferrari. Famin reforçou que a decisão de seguir um caminho diferente não significa que perderam a fé em Szafnauer.
Este ano, a equipe caiu em comparação com os principais rivais, como McLaren e Aston Martin. Enquanto o último teve um início forte de temporada, é a McLaren que tem brilhado recentemente com pódios em Silverstone, Hungria, e na corrida sprint na Bélgica, onde Pierre Gasly da Alpine terminou em P3.
Famin, que foi recentemente nomeado vice-presidente da Alpine Motorsports, concluiu: “Não estamos onde esperávamos estar. Talvez não tenhamos melhorado o suficiente, os concorrentes melhoraram. Estamos trabalhando. Todos em Enstone estão trabalhando juntos, e todos estão trabalhando duro para desenvolver o melhor carro possível. Precisamos mudar muitas coisas, na mentalidade, no espírito geral, mas é uma das coisas que veremos na avaliação.”
Esta redação destaca a transição estratégica da equipe Alpine e sua determinação em se adaptar e crescer no ambiente altamente competitivo da Fórmula 1. A equipe reconhece a necessidade de alinhamento total e a importância de uma abordagem unificada para atingir seus objetivos.
Fonte: f1mania