F1: Brown admite que McLaren teve responsabilidade na situação com Ricciardo


O CEO da McLaren, Zak Brown, comentou sobre a saída de Daniel Ricciardo de sua equipe, dizendo que o australiano poderia ter feito melhor, mas a própria McLaren também poderia ter feito mais.

A McLaren rompeu sua parceria com Ricciardo, e pagou ao australiano para não cumprir seu contrato que iria até o final de 2023. Em vez disso, a equipe optou por seu compatriota mais jovem, Oscar Piastri. O rompimento da parceria entre Ricciardo e McLaren não foi inteiramente culpa de Ricciardo, segundo Brown. A equipe precisa fazer melhor com Piastri, com o CEO citando a situação de 2017 com a Honda.

O The Race.com, citou o americano: “Vimos os benefícios de Daniel na pista e aprendemos muito sobre nós mesmos. Acho que nossa falta de resultados para o carro de Daniel é uma responsabilidade coletiva. Mais ou menos como quando nos separamos da Honda. Quando colocamos o motor Renault, vimos mais claramente, e foi como: ‘Ah, não era apenas a unidade de potência’,” disse Brown.

A McLaren passou a utilizar o motor Renault em 2018, e descobriu que o carro estava longe de ser perfeito. Nos anos anteriores, a equipe estava muito focada em que o motor Honda era o problema, e não analisou o próprio projeto do carro, o que resultou na McLaren ficando na parte de trás do grid naquele período.

“Então, acho que como estamos tentando melhorar como equipe, podemos ser um time melhor com os dois carros. Acho que Daniel aprendeu muito, mas nós também”, disse Brown. A McLaren reconhece com essas declarações, que falhou junto com Ricciardo. Embora a equipe tenha tentado fazer o seu melhor, diversos erros foram cometidos.

Parece um bom movimento, que a equipe esteja querendo evitar a situação que ocorreu na parceria com a Honda. A equipe agora parece preparada para encontrar suas próprias falhas e não simplesmente ‘apontar o dedo para um culpado’, seja ele um piloto ou empresa parceira.

 

 

 

Anteriores F1: Honda Civic de Verstappen é arrematado em leilão online
Próxima F1: Horner afirma que Red Bull está preparada para uma eventual aposentadoria de Newey