O CEO da McLaren, Zak Brown, afirmou que sua equipe não terá tudo ‘totalmente maximizado’ a tempo para a temporada 2024 da Fórmula 1, acrescentando que precisa de um pouco mais de tempo.
A equipe baseada em Woking sofreu um início difícil na temporada 2023, tendo admitido que não cumpriu as metas de desenvolvimento com seu carro MCL60.
Mas depois de lutar para evitar eliminações no Q1, a introdução de um pacote de atualização substancial na Áustria em julho, colocou a McLaren frequentemente na disputa pelo pódio.
Lando Norris e Oscar Piastri acumularam nove pódios no total, com Piastri conseguindo uma vitória na corrida Sprint no Catar, para ajudar a equipe a achegar no quarto lugar entre os construtores.
Tendo sido a adversária mais regular da Red Bull na segunda metade da temporada 2023, a McLaren tem sido apontada como uma das equipes que pode lutar pelo título no próximo ano.
A tentativa da McLaren de desafiar o topo em 2024 será reforçada pelas instalações de túnel de vento de última geração da equipe, e pela adição de duas chegadas técnicas marcantes em janeiro. A equipe britânica garantiu o retorno de David Sanchez (Car Concept & Performance) da Ferrari, enquanto Rob Marshall (Engenharia e Design) trocou a Red Bull pela McLaren.
No entanto, como os dois não começarão a trabalhar em Woking até janeiro, Brown alertou que a McLaren não explorará todo o seu potencial desde o início da próxima temporada. “Temos tudo que precisamos, mas precisamos de um pouco mais de tempo”, disse Brown.
“As atualizações não foram feitas com algumas de nossas tecnologias mais recentes e agora estamos em nosso túnel de vento, temos nosso novo simulador, nossa nova unidade de fabricação, o que é muito emocionante para nós porque não nos beneficiamos disso anteriormente”, acrescentou.
“Temos ótimas pessoas na McLaren, mas temos algumas grandes contratações que começam no início de janeiro, mas é claro que nosso 2024 já começou. Teremos tudo no lugar em janeiro, mas 2024 já começou, então acho que será 2025 antes de maximizarmos tudo totalmente, mas me sinto bem para a temporada de 2024.”
“Tem sido um esforço incrível de Andrea (Stella, chefe da equipe) e de todo o time. As atualizações foram fantásticas. Os pilotos estão fazendo um ótimo trabalho, temos grande potência saindo do nosso motor Mercedes, então foi uma viagem louca”, concluiu Brown.
Fonte: f1mania