Valtteri Bottas afirmou que pode estabelecer um prazo final para ter uma decisão da Sauber sobre sua continuidade na Fórmula 1 em 2025.
O futuro de Bottas na categoria ainda está indefinido, enquanto a Sauber continua avaliando quem deve ocupar a vaga ao lado do já contratado Nico Hulkenberg em 2025, mesmo antes da equipe se tornar Audi em 2026.
No entanto, Bottas revelou nos final de semana do GP dos EUA, no início deste mês, que já concordou com os termos de uma possível renovação de contrato e agora aguarda o sinal verde da Sauber. Embora confiante em manter sua posição, Bottas é inflexível quanto à necessidade de uma decisão rápida para evitar uma situação precária caso a Sauber o descarte.
Questionado sobre quanto tempo poderia levar para essa decisão, Bottas respondeu: “Bem, há um mês, era o mais rápido possível. Então claro, do meu lado, eventualmente haverá um prazo rígido também. Olhando para fora da Fórmula 1 ou para outras funções na Fórmula 1, logo é Natal, e quando chega o Natal, não há muita disponibilidade em nenhum lugar. Então espero que seja logo”, disse ele.
A luta da Sauber tem dificultado a tarefa de Bottas de provar seu valor ao novo regime da equipe, que se prepara para se transformar em Audi em 2026. Com quatro corridas restantes, a equipe de Hinwil permanece como a única no grid que ainda não pontuou, com seu carro frequentemente lutando nas últimas posições.
O finlandês, dez vezes vencedor de GPs na F1, admitiu que as dificuldades da Sauber tornaram mais desafiador reivindicar sua posição diante do novo chefe da Sauber Motorsport, Mattia Binotto.
“Eu não quero o título de ‘Bottas frustrado’, sabe, mas é difícil”, disse ele. “É o nome do jogo neste esporte. Se você não tem o carro, é realmente difícil mostrar o que pode fazer. E também, para as pessoas que tomam decisões em uma grande empresa, eles tendem a olhar para os resultados. Então, no momento não é fácil brilhar, digamos, mas só preciso confiar em Mattia. Ele sabe o que vai conseguir de mim. Então, só preciso confiar nisso, que ele sabe”, acrescentou.
“Com Mattia, já construímos um bom relacionamento, tanto sobre o meu futuro quanto em discussões técnicas. Então, estive envolvido em tudo até agora”, completou o piloto finlandês.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de São Paulo ‘in loco’ com os jornalistas Gabriel Gavinelli, Kadu Gouvêa e Nathalia De Vivo.
Fonte: f1mania