Segundo o experiente piloto da Alfa Romeo, Valtteri Bottas, o estreante na F1 em 2022 e seu companheiro de equipe, Guanyu Zhou quase não cometeu erros em seu primeiro ano na categoria, conforme falou ao Autosport. O piloto chinês marcou seis pontos em sua temporada de estreia e terminou em 18º no campeonato.
Zhou chegou na Fórmula 1 com a Alfa Romeo no ano passado e formou uma nova dupla de pilotos na equipe suíça, ao lado de Bottas, que veio da Mercedes. Enquanto Bottas foi responsável por 49 dos 55 pontos da Alfa Romeo em 2022, Zhou recebeu elogios por seu desempenho durante sua temporada de estreia, com seu melhor resultado sendo o oitavo lugar no GP do Canadá.
Bottas disse que o desempenho de Zhou o pegou completamente de surpresa. Ele também elogiou o piloto chinês por não cometer erros, o que não é muito comum para um novato, acrescentando que na F1 é fácil um novato querer tentar forçar demais e cometer muitos erros. Segundo Bottas, o fato de ter sido dado tempo para Zhou se desenvolver e não exigir resultados muito rapidamente, ajudou bastante.
Zhou fez grandes progressos com seu ritmo na segunda metade da temporada. Ele passou a desafiar Bottas regularmente e fez o suficiente para conseguir uma renovação de contrato na Alfa Romeo para 2023. Bottas concluiu dizendo que ele e Zhou formam uma boa dupla e que existe muito respeito entre eles e isso é necessário para uma boa colaboração.