F1 – Bottas: “A Alfa Romeo deste ano está, pelo menos, 50% melhor”


Valtteri Bottas, da Alfa Romeo, acredita que sua confiança geral na pilotagem de seu carro aumentou cerca de “50%” em relação ao ano passado.

Bottas terminou o último dia de testes nas ‘posições do pódio’, conquistando o terceiro tempo mais rápido do dia com 1: 30,827 – esse tempo sendo feito com o pneu composto C5.

Embora tenha completado 131 voltas no total, nem tudo foi tranquilo para o piloto da Alfa Romeo, pois ele trouxe as bandeiras vermelhas durante a sessão da manhã após encostar.

Um porta-voz da Alfa Romeo confirmou que o problema surgiu na unidade de potência da Ferrari, embora investigações mais extensas sejam necessárias.

Mais tarde, Bottas voltou à pista com diferentes componentes de motor instalados e refletiu sobre seu dia ao falar com a imprensa após o término do teste.

“[Tivemos] alguns problemas, mas faz parte dos testes e muito menos do que no ano passado. A sensação com o carro é bastante positiva”, disse ele.

“Mas, como sempre nos testes, é impossível ler exatamente onde você está. Mas parece que estamos mais ou menos no alvo.

“Tivemos um problema, parei na pista. Algo a ver com a unidade de energia, então eles ainda estão investigando. Isso causou um pequeno atraso, mas ainda conseguimos muitas voltas.

Tendo quebrado em várias ocasiões durante os testes de pré-temporada do ano passado, Bottas disse que foi um alívio ter tão poucos problemas nesta temporada.

“Estamos muito, muito melhor do que no ano passado neste momento”, disse ele. “Acho que estamos bem-preparados – o melhor possível com três dias na temporada.”

Questionado sobre quais metas ele está estabelecendo para si mesmo e sua equipe, Bottas disse que subir ainda mais na ordem é uma meta “realista”.

“É difícil dizer com base em hoje e nos últimos dois dias, mas sendo melhor do que no ano passado como equipe”, explicou.

“Para mim também, estando em posições melhores do que no ano passado, acho que é realista.

“Sinto que avançamos como equipe em termos de qualidade do carro e tivemos menos problemas neste ponto. O carro parece melhor do que no ano passado.”

Enquanto Bottas terminou no final da tabela de tempos, o finlandês foi rápido em minimizar o significado de sua volta mais rápida.

“Não sei quanto combustível os outros têm e assim por diante. Mas, pelo menos, parece que não estamos atrás do grid”, disse.

“É bom ver isso e o principal é a sensação com o carro – eu definitivamente sinto as melhorias que tentamos fazer neste ano e a estabilidade do carro é muito melhor.”

Uma das principais reclamações sobre o Alfa Romeo 2022 era a inconsistência entre o manuseio de baixa e alta velocidade do carro – um problema que Bottas diz ter melhorado significativamente.

“Sem grandes limitações”, disse, quando questionado sobre os aspetos menos positivos do carro.

“Esta pista está sempre comprometida com o equilíbrio, mas não há nada fundamentalmente errado com o carro. Então, acho que conseguimos ajustar tudo muito bem em apenas três dias e é muito, muito bom pilotar. Portanto, é um bom ponto de partida, com certeza.

“Está muito melhor do que no ano passado. Ainda assim, a tendência parece ser que qualquer coisa em alta velocidade seja um pouco neutra. Em baixa velocidade, é realmente estável. Ainda há um pouco de diferença de alta para baixa velocidade, mas eu diria, pelo menos, 50% melhor do que no ano passado. Isso abre opções de configuração.”

 

Fonte: f1mania

Anteriores F1: Alpine terá ferramenta de altura de rodagem e ‘atualização visível’ na primeira corrida
Próxima F1: AlphaTauri espera entender a ordem das forças após o GP da Austrália