Gabriel Bortoleto começou bem o fim de semana do GP da Holanda de Fórmula 1. No primeiro treino livre, disputado na manhã desta sexta-feira (29), o brasileiro da Sauber evoluiu volta após volta e fechou a atividade na nona posição, garantindo lugar entre os dez melhores da sessão.
A atividade começou com o céu parcialmente nublado e temperatura ambiente de 20 °C, enquanto a pista marcava 26 °C. Apesar da alta umidade do ar, não chovia no momento em que os carros foram liberados.
Gabriel iniciou a sessão com pneus médios. As primeiras voltas, como de costume, serviram para aquecer os compostos. Em sua primeira volta rápida, marcou 1min16s474, tempo ainda alto, mas logo melhorou para 1min13s955.

Com dez minutos de treino, Bortoleto partiu para mais uma volta rápida, baixando seu tempo em 0s474 e ficando a 1s024 do líder naquele momento, Alexander Albon, da Williams. Pouco depois, a sessão foi interrompida por bandeira vermelha para a retirada do carro de Kimi Antonelli, da Mercedes.
O brasileiro retornou à pista com cerca de 19 minutos já decorridos. Ele conseguiu melhorar para 1min13s261 e seguiu para os boxes. Na sequência, voltou com pneus macios e, já na primeira tentativa, cravou 1min11s966, subindo para o quarto lugar naquele instante. Momentos depois, reduziu mais 0s457, mantendo-se dentro do top-10.
Após uma breve pausa, Bortoleto retornou ao traçado, mas não conseguiu melhorar sua volta. Diante da expectativa de chuva, a equipe recolheu o carro novamente. No restante da sessão, ele completou apenas voltas longas. Ao final, ficou com o tempo que tinha e finalizou em nono, 1s231 atrás do líder Lando Norris, da McLaren
O segundo treino livre em Zandvoort acontece ainda nesta sexta-feira, às 11h.
Fonte: f1mania