Gabriel Bortoleto voltou a se destacar na Fórmula 1 ao garantir a sétima posição no grid de largada para o Grande Prêmio da Itália 2025, em Monza. O brasileiro da Sauber se beneficiou da punição aplicada a Lewis Hamilton, que perdeu cinco posições por infração cometida no GP da Holanda, e reforçou a boa fase que vem vivendo na temporada.
Logo após o fim da classificação, Bortoleto conversou com a imprensa brasileira presente em Monza e analisou em detalhes seu desempenho no Q3. O piloto destacou especialmente a primeira volta lançada, feita com pneus usados, como uma de suas melhores do fim de semana.

“Foi uma ótima volta no Q3, eu diria, que eu fiz no pneu usado”, comentou. Em seguida, explicou que a tentativa seguinte não foi tão boa, já que acabou largando muito próximo de Fernando Alonso. “Acho que de pneu novo… eu comecei a volta muito perto do Fernando. Eu não calculei perfeitamente a distância. Ele já é um carro que não é tão rápido quanto as McLaren e a Red Bull, então eu acabei alcançando ele na volta e perdi bastante tempo ali com ele. No setor do meio, ficou muito dianteiro porque eu estava muito perto dele. E não foi uma boa volta”, completou.
Monza tem um significado especial para Bortoleto. Foi no traçado italiano que ele conquistou, em 2024, o título da Fórmula 2, superando Isack Hadjar em uma disputa intensa. Agora, já como titular na F1, o brasileiro mantém cautela, mas não esconde a confiança em brigar por pontos importantes. “Tem bastante coisa para lutar e eu acredito que podemos ter um bom resultado”, declarou.
O piloto ressaltou ainda a importância dos treinos livres no processo de acerto do carro. Para ele, as sextas-feiras são fundamentais para testar soluções, ainda que nem sempre o ritmo apresentado reflita a realidade do fim de semana. “É o que eu sempre digo, é sempre bom estar na frente no treino, porque significa que a sua performance está lá. Mas eu testo dezenas de coisas no carro para tentar ajustar tudo que posso”, explicou.

Segundo Bortoleto, o trabalho ganha mais consistência no TL3, quando a equipe busca consolidar as escolhas feitas. “No TL3, normalmente a gente tenta encaixar mais ou menos o que achamos que é bom. E se faltar algo no TL3, a gente encaixa na classificação”, disse.
Mostrando evolução a cada sessão, o brasileiro afirma que a confiança aumenta à medida que se aproxima o momento decisivo. “Acho que, quanto mais perto da classificação a gente vai chegando, eu vou me adaptando e ficando confiante no carro”, concluiu.
O GP da Itália 2025 terá largada neste domingo (7), às 10h (horário de Brasília), no tradicional circuito de Monza. A prova terá transmissão da Band e acompanhamento em tempo real no F1Mania.net.
Fonte: f1mania