F1: Binotto esclarece “Leclerc está na pole position” na Ferrari


0001171709_hires_0erre2p0x74whs0yatslc0sbj7uo

Desde o começo da temporada, o chefe da Ferrari, Mattia Binotto, reenforçou de que não há piloto número um em sua equipe. No entanto, recentemente ele o presidente da Scuderia, John Elkann, declarou que “Charles Leclerc está na pole position. Binotto esclareceu a declaração do presidente.

Elkann disse que é apenas uma questão de tempo para que a Ferrari volte aos seus tempos de glória, e ele acredita que Leclerc será o único a fazer isso acontecer. Quando questionado pela Gazetta delo Sport se a equipe italiana tinha “dois capitães”, ele afirmou: “Acredito que são dois grandes pilotos e isso os encoraja a melhorar cada vez mais.

“Estou confiante de que venceremos não apenas o campeonato de construtores, mas também o de pilotos que Charles Leclerc está na pole position.”

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-1’); });

Esta declaração veio diretamente de oposição com o que Mattia vem reiterando nos dois anos em que Carlos Sainz está na equipe. O espanhol foi prometido que teria uma posição de igualdade em relação ao piloto monegasco, desde que ingressou na Ferrari no começo de 2021. Sendo assim, quando o chefe italiano foi questionado sobre a declaração, e se havia sido mal interpretada, ele respondeu: “Não, não significa isso.

“Acho que nosso presidente disse, se você olhar para a temporada atual, Charles, em média, foi mais rápido que Carlos e esteve na pole position com mais frequência.

“Mas a ambição dos dois pilotos, a ambição final é vencer, para ambos, o campeonato e acho que Carlos é um piloto forte.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-2’); });

“Ele provou isso no ano passado, nas últimas temporada e ainda está provando nesta temporada que é um bom piloto. Ele está marcando muitos pontos no domingo, é um bom aprendiz e também é rápido.

“Acho justo como equipe, dar a eles chances iguais, certamente no início da temporada, certamente no início e ao longo da temporada. Se houver necessidade, podemos designar quem tem mais oportunidade de vencer.”

Atualmente, Leclerc é P2 no campeonato com 219 pontos, enquanto seu companheiro de equipe está 32 pontos atrás, em P5.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-3’); });

Se havia qualquer dúvida sobre Binotto priorizar o piloto monegasco, isso foi descartado no GP da Grã-Bretanha, quando a estratégia da Ferrari favoreceu Sainz e custou a vitória a seu companheiro de equipe. Foi a primeira vitória do espanhol com a Scuderia, e em sua carreira. Isso tudo contando com o fato de que, Leclerc já era o mais próximo do líder do campeonato, Max Verstappen, da Red Bull, mas a equipe italiana não o deu preferência na decisão estratégica.

Assim, ele foi atacado por diversos pilotos, inclusive Sainz, fazendo com que o monegasco acabasse a corrida em P4. É dito que alguns funcionários da Ferrari até ficaram descontentes na situação e não quiserem celebrar o pódio do piloto espanhol. Porém, ficou claro a afirmação de Binotto que Leclerc não é o “filho favorito”.

Anteriores Neymar desabafa nas redes após receber amarelo por comemoração de gol
Próxima Flamengo x São Paulo: onde assistir, horário e escalações