Mattia Binotto tem desempenhado um papel central na recuperação da Sauber na atual temporada da Fórmula 1, segundo o chefe da equipe, Jonathan Wheatley. A evolução gradual do time suíço ocorre antes da aguardada transição para a Audi na próxima temporada.
Binotto chegou à Sauber no meio de 2024 como Chief Operating Officer e Chief Technical Officer, com a missão de preparar a equipe para a mudança de estrutura. Wheatley, ex-diretor esportivo da Red Bull Racing, chegou pouco tempo depois e, desde então, a equipe passou de um desempenho limitado para consolidar sua posição no pelotão intermediário.
“Vamos lembrar do Mattia Binotto por um momento. Ele está na equipe há quase um ano e começou a implementar mudanças que agora são visíveis na pista”, afirmou Wheatley ao Motorsport Week, destacando a influência do italiano na evolução do C45.
Tanto Nico Hulkenberg quanto Gabriel Bortoleto, têm se beneficiado da evolução do carro, somando juntos sessenta pontos. Apesar de ainda ocupar uma posição baixa no campeonato de construtores, a Sauber está apenas doze pontos atrás da sexta colocada, Racing Bulls, evidenciando a competitividade do grupo intermediário.

Segundo Wheatley, o progresso da equipe se deve a uma série de pequenas mudanças na gestão técnica e na comunicação interna: “Existem coisas simples que podemos fazer em termos de comunicação e tomada de decisão. Agora estamos nos aprofundando em como estruturar a equipe para ser verdadeiramente competitiva na Fórmula 1”, afirmou o britânico.
O trabalho conjunto entre Binotto e Wheatley, tem proporcionado aos pilotos um carro capaz de disputar pontos regularmente, consolidando a Sauber como uma equipe preparada para encarar a nova fase sob a bandeira da Audi a partir do próximo ano.
Fonte: f1mania





