F1: Binotto diz que parar o desenvolvimento do carro 2022 pode não ter sido a melhor escolha


O chefe da Ferrari, Mattia Binotto, acredita que sua equipe pode ficar satisfeita com a temporada 2022. Embora não tenha disputado o título no final do ano, Binotto acredita que a Scuderia deu um claro salto à frente, em relação às temporadas anteriores, conforme disse à BBC.

No início da temporada a Ferrari conseguiu surpreender a todos. Charles Leclerc se beneficiou do forte ritmo do carro italiano e dos abandonos de Max Verstappen da Red Bull, e assumiu a liderança do campeonato. Ao longo da temporada, no entanto, a Ferrari foi ficando cada vez mais para trás.

“Em termos de desenvolvimento, a Red Bull tinha um plano claro de reduzir o peso do carro, o que não era o nosso caso, e eles sabiam o que fazer para obter desempenho”, disse Binotto. “Para nós foi complicado, porque foi mais através do desenvolvimento aerodinâmico e tentando melhorar o carro.”

Durante a temporada, a equipe de Binotto decidiu parar de desenvolver o carro em certas áreas para manter o orçamento otimizado para 2023. O italiano acha difícil dizer se esta foi a escolha certa, embora ainda mantenha a decisão.

“Se eu olhar para trás, o desenvolvimento que fizemos não foi suficiente. Paramos muito cedo por questões de gastos e isso é algo que precisamos rever. Fizemos a escolha certa ao parar tão cedo em termos de prioridade entre 2022 e 2023? Só 2023 nos dirá qual foi a escolha certa”, finalizou.

Mas além da questão de orçamento, algo que atrapalhou muito a Ferrari em 2022, foram os seguidos erros de estratégia cometidos pela equipe. Se a Scuderia pretende disputar o título na próxima temporada, precisa resolver essa questão com urgência.

 

 

 

Anteriores F1: Jos Verstappen revelou que no início do ano achou “que não ia dar certo” o bicampeonato de Max
Próxima Polícia Civil cumpre mandados em operação de combate ao tráfico de drogas em Juína