F1: Binotto dá sua opinião sobre punição para Red Bull por violar o teto orçamentário


220058-scuderia-ferrari-belgian-gp-2022-sunday-3

Depois do final semana em Suzuka, onde Max Verstappen conquistou seu bicampeonato na Fórmula 1, a FIA anunciou que a Red Bull ultrapassou o limite orçamentário em 2021. Ainda não se sabe qual penalidade a equipe vai receber pela violação, mas de acordo com o chefe da Ferrari, Mattia Binotto, a capacidade de desenvolvimento da Red Bull terá que ser evitada.

A Red Bull anunciou que estava ‘surpresa e decepcionada’ com a notícia, pois a própria equipe acredita que ficou abaixo do limite orçamentário em 2021. As outras nove equipes seguiram as regras, embora a Aston Martin tenha sido acusada de violação processual. No entanto, a pena para tal infração deve ser muito mais leve.

Binotto não acha que tirar o título de Verstappen do ano passado, seja uma penalidade realista. “Independentemente da equipe e da situação que precisa ser analisada, acho difícil reverter o resultado de um campeonato na Fórmula 1, depois das disputas na pista e todas as cerimônias e celebrações que também foram realizadas”, disse ele.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-1’); });

A Red Bull terminou em segundo no campeonato de construtores em 2021, mas conseguiu vencer o campeonato de pilotos com Verstappen. Os regulamentos indicam a remoção de pontos do campeonato, como uma das penalidades possíveis por exceder o limite orçamentário, ou seja, friamente falando, a Red Bull correria o risco de perder o P2 entre os construtores e Verstappen perder seu primeiro título.

Binotto acredita que a Red Bull terá que ser punida pesadamente, pois a equipe teve uma vantagem ao gastar mais dinheiro do que os outros. Inclusive essa vantagem de desempenho obtida de forma irregular, também pode persistir nos próximos anos. “Na minha opinião, terá que haver uma punição que impeça a capacidade da Red Bull desenvolver seu carro. Caso contrário, a vantagem permanecerá também nos próximos anos e continuaremos correndo sem os mesmos recursos”, concluiu o chefe da Ferrari.

Que a Red Bull, e consequentemente Verstappen, tiveram vantagem com essa violação do limite de orçamento, é bastante claro. Muito provavelmente a demora da FIA em divulgar qual será a penalidade aplicada à Red Bull, se deve à todas as análises que estão sendo feitas antes que uma decisão final seja tomada.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-2’); });

Mas mesmo que no regulamento esteja previsto que uma equipe e/ou piloto pode perder pontos no campeonato por violação do teto orçamentário, é bastante improvável que a FIA siga esse caminho, pelo menos com relação ao título do holandês.

 

 

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-3’); });

 

 

Anteriores Além de Hagrid: relembre os papéis marcantes de Robbie Coltrane
Próxima Prêmio Multishow 2022 foca na diversidade: “Sensação de justiça”