F1: Binotto afirma que não cabe a ele decidir continuar ou não como chefe da Ferrari


O chefe da Ferrari, Mattia Binotto, não pôde afirmar com certeza se ainda estará em seu cargo em 2023.

Rumores surgiram recentemente, sobre Binotto perder seu cargo como chefe de equipe na Scuderia, com a mídia italiana sugerindo que o atual chefe da Alfa Romeo, Frederic Vasseur, poderia ser o substituto de Binotto.

Enquanto a Ferrari voltou às vitórias em 2022 no início da nova era do efeito solo, a tentativa de título de Charles Leclerc desmoronou devido a uma série de erros estratégicos e de confiabilidade, além do fato que o carro da equipe também perdeu ritmo na segunda metade da temporada.

Após a última gafe da Ferrari, quando Charles Leclerc foi mandado para a pista com pneus intermediários em uma pista seca na qualificação no Brasil, para grande frustração do monegasco, Binotto foi questionado sobre os rumores sobre sua posição.

“Obviamente, não cabe a mim decidir”, disse ele, quando questionado na coletiva de imprensa em Abu Dhabi.

“Mas estou bem tranquilo. A razão pela qual estou tranquilo é que sempre tive e terei discussões abertas, francas e construtivas com meus chefes, com John Elkann, presidente da Ferrari, não apenas no curto prazo, mas no médio e longo prazo.”

“Acho que se olhar para trás na temporada, sim, houve alguns altos e baixos. Não somos hoje o carro mais rápido na pista, mas acho que alcançamos nosso principal objetivo, que era voltar a sermos competitivos na era dos carros 2022”, afirmou Binotto.

“Se eu olhar para a forma como começamos a temporada, ninguém jamais imaginaria que a Ferrari fosse tão rápida no início da temporada. Isso é a prova de que a equipe trabalhou muito bem nos momentos difíceis em 2020 e 2021. Permanecemos unidos. Acho que é uma equipe que não só está trabalhando bem, como tem se mostrado capaz. Ainda há muitas coisas que precisam progredir, pois fraquezas foram mostradas.”

“Mas tenho certeza de que, como fizemos no passado, revisaremos e tentaremos resolver isso. Vamos focar em 2023 e tentar melhorar”, disse ele.

“Além disso, a estratégia ou o que quer que esteja ao seu redor, é mais fácil se tivermos um carro forte. Então, sim, estou relaxado e, mais do que isso, estou realmente focado no que precisamos fazer e concentrado com a equipe”, acrescentou.

Binotto continuou: Quando há uma paixão tão grande em torno de uma equipe, sempre há certamente críticas também. Muitas críticas e rumores, isso já aconteceu no passado.”

“Então, obviamente, quando surgiram as especulações, conversei com meu presidente, discutimos abertamente qual era a melhor maneira de seguir em frente. Decidimos divulgar uma declaração, talvez a melhor maneira de encerrar quaisquer especulações e, claramente, essas são especulações sem fundamento.”

“Acho que para mim, agora, o mais importante é o foco no fim de semana de corrida e a equipe não se distrair. Sempre há rumores sobre a Ferrari e é mais importante não se distrair com isso”, finalizou o italiano.

Muito tem sido falado sobre os problemas na Ferrari em 2022, principalmente os erros de estratégia, e agora depois das palavras de Binotto, resta apenas aguardar para vermos qual o caminho a Scuderia vai optar em seguir.

 

 

 

Anteriores F1: Box da McLaren tem trecho escorregadio em Yas Marina
Próxima Prazo para partidos devolverem recursos acaba hoje