O Chefe da Equipe Ferrari, Frederic Vasseur, revelou os planos de Oliver Bearman para a temporada de 2024, incluindo mais participações em sessões de treinos livres da Fórmula 1 e uma segunda temporada na Fórmula 2.
No mês passado, foi anunciado que Bearman faria sua estreia na F1 neste ano, participando de sessões de treinos livres pela equipe Haas nos Grandes Prêmios do México e Abu Dhabi. A decisão visa cumprir a obrigação da Haas de dar oportunidade a um piloto estreante em duas sessões de treinos livres durante a temporada.
O jovem britânico também teve a chance de pilotar o carro da Ferrari, o SF21, no circuito de testes de Fiorano, marcando sua primeira experiência ao volante de um carro de Fórmula 1. Bearman, que faz parte da Academia de Pilotos da Ferrari desde o final de 2021, atualmente compete na Fórmula 2, onde ocupa a sexta posição no campeonato com quatro vitórias.
Vasseur confirmou que Bearman retornará para uma segunda temporada na Fórmula 2 em 2024, ao lado de mais oportunidades de treinos livres na F1 para prepará-lo para um possível passo adiante na carreira. Ele enfatizou os desafios que os pilotos enfrentam ao fazer a transição para a Fórmula 1 devido à falta de testes e ao aumento das sessões de treinos Sprint.
Ao abordar a necessidade de preparação para a Fórmula 1, Vasseur comentou: “O passo para a F1 é alto porque não temos mais testes, temos mais e mais eventos de Sprint com apenas uma sessão de treinos livres. Temos três testes durante o inverno, o que torna bastante difícil se adaptar à F1 e os estreantes nem sempre têm sucesso.”
Ele acrescentou que estão preparando Bearman para o futuro, proporcionando-lhe mais oportunidades de treinos livres na atual temporada e nas futuras. A Ferrari acredita que o piloto está progredindo bem nas categorias de base, mas reconhece que o caminho até a F1 é longo.
A falta de tempo de teste na Fórmula 1 foi um tópico discutido recentemente por Logan Sargeant, que enfatizou a importância da experiência e do tempo de pista para os pilotos em início de carreira.
Fonte: f1mania