F1: Bastidores estratégicos; o desafio do engenheiro de estratégia na Fórmula 1


Dentro de uma equipe de Fórmula 1, uma das posições mais empolgantes, porém mais difíceis, é a do engenheiro de estratégia. Este homem ou mulher é o responsável final pela estratégia da equipe. Se as coisas correm bem, eles são celebrados. Se a corrida vai mal por causa de uma estratégia, eles se tornam o alvo das piadas.

Na Aston Martin, Tom McCullough ocupa a função de Gerente de Desempenho da Equipe, responsável pela estratégia dos carros de Fernando Alonso e Lance Stroll. Ele mesmo a descreve como o trabalho mais difícil na Fórmula 1, pois está constantemente traduzindo dados e circunstâncias em constante mudança em uma estratégia.

De acordo com McCullough, o desafio mais difícil para um estrategista é aprender como reagir durante situações que se desenrolam de maneira diferente do que o esperado inicialmente. “Tudo se resume à consciência situacional, e nós fazemos muito treinamento nisso – ser capaz de dar um passo para trás e avaliar o que está realmente acontecendo,” diz McCullough em seu site. “Você precisa ser ágil; as melhores equipes de estratégia são muito ágeis. Todos nós adoraríamos fazer a estratégia após a corrida com o benefício da retrospectiva, mas você não pode fazer isso. É ao vivo uma vez. Você precisa decidir no momento. Isso é o que torna esse trabalho tão desafiador.”

Durante as corridas, os estrategistas se comunicam com os engenheiros e os pilotos por meio de linguagem codificada, como plano A, plano B, e assim por diante. “Você precisa garantir que seus pilotos entendam a estratégia,” destaca o britânico, explicando que as conversas com as várias partes da equipe ocorrem continuamente durante um fim de semana de Grande Prêmio. “Portanto, se você está buscando uma carreira nesta área, precisa ser um comunicador confiante, eficaz e eficiente,” acrescenta McCullough para os futuros estrategistas.

O papel fundamental do engenheiro de estratégia na Fórmula 1 é um teste de agilidade mental e habilidades de comunicação, onde cada decisão impacta diretamente o desempenho dos carros e o resultado das corridas.

Fonte: f1mania

Anteriores HUJM atua na prevenção e tratamento da sepse
Próxima Procuradores recorrem contra decisão de Dias Toffoli sobre Lava Jato