Em 2022, a Aston Martin encerrou a temporada apenas na sétima colocação do campeonato de construtores da Fórmula 1. Retrospecto que o time deseja mudar neste ano. Apesar de estar na parte de trás do grid, a equipe de Silverstone acabou chamando a atenção do grid em alguns momentos.
Por exemplo, em Barcelona o time causou certo alvoroço no paddock com um conceito semelhante ao da Red Bull, assim o AMR22 foi apelidado de “Red Bull Verde”. Depois na Hungria, a asa traseira para gerar maior pressão aerodinâmica teve seu design banido.
Para este ano, o vice-diretor técnico da Aston Martin, Eric Blandin, afirmou que o time vai trazer “algumas inovações inteligentes”, sem desapontar os fãs no dia do lançamento do carro, 13 de fevereiro.
“Implementamos algumas inovações inteligentes no novo carro. Elas são a cereja do bolo. Bom de se ter, mas não obrigatório”, explicou Blandin em relato no site da Aston Martin.
“É ótimo quando você encontra uma pequena brecha e pode usá-la a seu favor, mas não é sempre que você pode basear um carro inteiro nela. Em vez disso, é essencial acertar o básico e, em seguida, você pode adicionar coisas.”
“Quando você inicia um novo projeto de carro, identifica quais foram suas limitações no ano anterior e como pode superá-las com o novo design para assim definir a arquitetura que dará mais potencial no futuro.”
“Se você buscar o conceito errado, pode acabar se fechando – sem caminho para o desenvolvimento – e essa é uma situação muito difícil de sair”, apontou Blandin.