Este ano, 2022, é o segundo ano consecutivo em que a F1 usa um teto orçamentário para as equipes, mesmo que ele tenha aumentado em relação ao começo do ano devido à um aumento da inflação que atingiu fortemente os planejamentos financeiros das equipes. Ainda que a Aston Martin esteja dentro do limite e com uma quantia de segurança, Mike Krack, chefe da equipe, admite que um ou dois acidentes poderiam mudar as coisas.
O extra que foi dado no teto orçamentário foi de 3,1%, a mais ao limite anterior de US$ 140 milhões, a FIA declarou que o aumento “preservará a integridade de longo prazo dos regulamentos financeiros”. No entanto, nem todas as equipes tiveram um planejamento financeiro tão tranquilo quanto a Aston Martin. Acredita-se que a Red Bull e a Ferrari podem acabar ultrapassando o limite estipulado, enquanto há dois meses o chefe da McLaren, Andreas Seidl, disse que o teto orçamentário seria “consideravelmente” excedido por sua equipe.
Se o limite for ultrapassado em até 5%, será considerado uma “infração menor”. Entretanto, ainda não se sabe quais serão as penalidades para quem estourar o teto orçamentário, que pode ir desde uma multa até perda de pontos no campeonato de pilotos ou construtores. Krack disse que estão trabalhando dentro do limite, com uma certa folga, mas que isso pode mudar caso Sebastian Vettel ou Lance Stroll tenham algum acidente.
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“Você não pode planejar até o último centavo porque você tem que deixar sempre uma reserva em caso de acidente.
“Até agora, temos muita sorte por não ter tido muitos, mas temos Singapura e Suzuka por vir.
“São sempre corridas que podem potencialmente ser caras. Estamos bem, mas não confortáveis.”
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A próxima corrida será em Singapura, no Circuito de Marina Bay, no qual tanto Vettel quanto Stroll já bateram no passado. Seb esteve envolvido em uma grande batida com seu então companheiro de equipe na Ferrari, Kimi Raikkonen, e Max Verstappen em 2017. Além disso, dois anos depois, Lance acertou a parede do circuito na curva 17.
O chefe da Aston Martin revelou que a equipe tem sempre um “constante monitoramento de custos”.
“Portanto temos uma visão geral muito boa, semana a semana, de onde estamos em termos do que estamos gastando e quais serão os custos.
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“Antes de decidirmos, digamos, um pacote em Monza, uma asa para Monza, sabemos o que isto está nos custando e sabemos quanto dinheiro teremos se fizermos isto.
“Obviamente, temos margem para acidentes e coisas assim. Se você repetir o fim de semana de Melbourne todo fim de semana, não teremos a asa de Monza!”
Atualmente, com apenas seis corridas restantes, a Aston Martin ocupa apenas a nona colocação no campeonato de construtores com 25 pontos, estando oito atrás da AlphaTauri.
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