No último domingo (11), o Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1 não terminou de maneira emocionante. A corrida terminou sob safety car após a demora para a retirado do carro de Daniel Ricciardo. De acordo com o ex-piloto David Coulthard, a FIA deve se preocupar também o show da F1.
Após a corrida, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) sofreu críticas com o final da prova em Monza. Depois dos eventos em Abu Dhabi em 2021, Coulthard acredita que o novo controle de prova tomou uma posição mais pondera nessa situação na Itália. “Acho que todas as decisões tomadas este ano definitivamente tiveram uma posição muito ponderada.
“Sabemos pelo novo presidente da FIA, eles têm uma equipe virtual, quase como as salas de operações que as equipes de Fórmula 1 têm com seus estrategistas na base, olhando as coisas de uma maneira não emocional”, disse Coulthard.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-1’); });
Apesar disso, o ex-piloto britânico acredita que a FIA também precisa se preocupar com o show. Segundo Coulthard, há uma falta de entendimento sobre o papel do órgão além da segurança. “Acho que o que a FIA não entende completamente é que eles não são apenas um órgão que prioriza a segurança e tudo mais, somos um esporte, somos um show”.
“E um pouco como você não pode repetir a contagem regressiva para o ano novo, temos que tentar dar a todos a oportunidade de aproveitar o momento, aquele momento da bandeira quadriculada, a corrida para a celebração de um GP”, disse o ex-piloto.