F1: Antonelli fala sobre pressão, estratégia e conversa “mental” com pneus em Las Vegas


Kimi Antonelli descreveu de forma curiosa sua batalha para chegar ao pódio no GP de de Las Vegas: segundo o italiano, ele passou parte da corrida “conversando” com seus pneus enquanto tentava preservá-los até o fim. O piloto da Mercedes finalizou a prova na quinta colocação, mas foi promovido para o terceiro lugar após a desclassificação de Lando Norris e Oscar Piastri, prejudicados por um erro da McLaren. 

Antonelli largou em 17º com pneus macios, mas aproveitou o Safety Car virtual nas primeira voltas para trocar para o composto duro. Com esse jogo, avançou até a quarta posição, embora a estratégia de apenas um pit stop o obrigasse a completar 48 voltas no mesmo conjunto, um verdadeiro desafio para o novato.

Andrea Kimi Antonelli (ITA) Mercedes AMG F1 W16.
Foto: XPB Images

“Eu estava conversando com o pneu nas últimas 20 voltas. A cada volta na reta, eu só pedia a eles: ‘por favor, aguentem até o final’.” O italiano explicou que, com ar limpo e orientações da equipe, o graining diminuiu e o ritmo melhorou. “As voltas foram ficando cada vez mais rápidas; era uma pena termos começado tão atrás.”

Antonelli revelou que, após receber uma punição de cinco segundos, chegou a imaginar terminar apenas em sexto, mas percebeu que tinha ritmo suficiente para abrir vantagem sobre a Ferrari de Charles Leclerc. “Faltavam 20 voltas para o final e a equipe comunicou que eu estava no Plano B, então eu sabia que teria que ir até o final”, disse. “A três voltas do final, eu pensei: ‘Talvez eu consiga o P6 mesmo com a penalidade’, e eu consegui abrir uma vantagem grande o suficiente para o P5.”

Com o resultado final, após as desclassificações, Antonelli concretizou seu terceiro pódio na temporada 2025 da Fórmula 1.

Fonte: f1mania

Anteriores Dólar cai e Ibovespa avança, impulsionados por otimismo global e dados domésticos
Próxima MMA participa de evento que debate a sinergia entre a ciência e o desenvolvimento rural sustentável