A Ferrari era a favorita ao título durante as primeiras etapas da temporada de 2022. O F1-75 se mostrou competitivo e um carro muito veloz, vale lembrar que a equipe de Maranello levou 12 das 22 pole positions do ano.
No entanto, a escutei italiano sofreu com uma série de erros na estratégia, nos pit-stops e dos próprios pilotos, o que resultou no vice-campeonato. Para 2023, o ex-campeão da categoria, Mario Andretti, acredita que a Ferrari possa conquistar o campeonato de vez.
“Acho que eles têm um pacote competitivo, provaram isso em 2022. Eles não vão mudar muitas coisas tecnicamente para o próximo ano, além de algumas atualizações, então acho que a Ferrari estará na disputa, é bom para a F1”, afirmou ao SoyMotor.
“Haverá algumas mudanças, mas a dupla de pilotos continua a mesma e isso é bom. Acho um ótimo par. Leclerc e Sainz se complementam bem e cada um é capaz de vencer, já vimos isso. A Ferrari pode ser muito forte em 2023 e ser uma verdadeira candidata ao título”.
Sobre a saída de Mattia Binotto e a entrada de Frederic Vasseur no posto de chefe de equipe, Andretti não vê grandes problemas. “Acho que eles não vão se sair mal com a saída de Binotto”, afirmou o americano.
“A parte humana é muito importante, mas o equipamento é mais importante e o equipamento eles têm, não há dúvida.”
“Em termos de minimizar alguns dos erros que cometeram, acho que eles já admitiram isso. Do ponto de vista dos pilotos, entre Carlos e Charles, eles vão discutir algumas coisas para que não se repita. Não é incomum que isso aconteça com uma equipe.
“Obviamente as coisas poderiam ser melhores, mas todos podem se recompor e resolver os problemas. Às vezes você aprende com os erros e tenho muita fé que a Ferrari será competitiva em 2023”, concluiu.