F1: Analista diz que algo não parece certo no MCL60 da McLaren


Um respeitado analista técnico da Fórmula 1, levantou questões sobre a abordagem da McLaren com o MCL60 para a temporada 2023, alegando que a equipe não foi ousada o suficiente com o design de seu novo carro.

Depois de terminar em um decepcionante quinto lugar no campeonato de construtores em 2022, a McLaren apresentou o MCL60 esta semana, com expectativa um tanto quanto baixa, já que o novo chefe da equipe, Andrea Stella, admitiu que a equipe ‘não está totalmente feliz’ com o carro.

O MCL60 já ficou conhecido por suas semelhanças com o carro vencedor do título do ano passado, o RB18 da Red Bull, e o especialista, Craig Scarborough, acredita que essa mudança para copiar o conceito de outra equipe, está fora de sintonia para uma equipe com ambições de retornar à disputa regular por vitórias.

Falando no canal do YouTube do jornalista de F1, Peter Windsor, Scarborough disse: “Quando vi o MCL60 pela primeira vez, ele realmente se parecia com um Red Bull do ano passado, pintado de laranja.”

“Todos os recursos são muito parecidos com o Red Bull em termos de sidepods, e alguns outros recursos no resto do carro. Se você realmente colocar os dois, lado a lado, eles realmente parecem ser muito semelhantes”, disse ele.

“Obviamente, as coisas que vemos no topo do carro não são exatamente onde está o desempenho. Na verdade, o desempenho está embaixo do carro e nos detalhes da suspensão, portanto, presumindo que eles copiaram a metade superior, provavelmente copiaram muito da parte inferior do carro também.”

“Isso é bom ou ruim para a McLaren? É muito difícil chegar a uma opinião equilibrada quando você olha para alguns dos outros carros que realmente seguiram uma direção semelhante. Para alguém como a Williams, por exemplo, provavelmente seria bom ir nessa direção”, acrescentou.

“Para a McLaren, se eles realmente querem fechar essa lacuna para a frente do grid, não consigo ver como copiar um carro do ano passado, embora o carro mais rápido do ano passado, seja a direção a seguir.”

“E a equipe simplesmente não parecia pensar que a aerodinâmica estava onde eles queriam, então é muito difícil ver onde a McLaren está no momento”, continuou Scarborough.

“Fiquei um pouco desapontado com o MCL60. Não acho que seja necessariamente a abordagem que eles precisavam adotar. Eu não acho que é ousado o suficiente para eles.”

Apesar de suas reservas, Scarborough espera que a McLaren tenha um início de temporada consistente, mas acha que a equipe pode encontrar problemas com o desenvolvimento do MCL60, alegando que é mais difícil para as equipes que copiam os designs de seus rivais desenvolver uma compreensão íntima de um carro.

Ele acrescentou: “Acho que a McLaren tem que fazer muito com este carro para conseguir chegar nos três primeiros. Muitas vezes vemos equipes que adotam o conceito de outro time, e é complicado porque você não está aprendendo tudo sozinho. Para mim, foi uma direção estranha que a McLaren tomou este ano”, finalizou Scarborough.

 

 

Fonte: f1mania

Anteriores F1: CEO da McLaren não vê problema em 11ª equipe entrando na categoria
Próxima Prêmio Destaque Empresarial é realizado na Câmara