F1: Alpine terá novo simulador e aumento do departamento de aerodinâmica


A Alpine terá um novo simulador e está embarcando em uma campanha de recrutamento de pessoal sênior para o setor aerodinâmico, como parte de suas tentativas de subir no grid da Fórmula 1.

No momento a Alpine está aquém de sua ambição de pré-temporada, de repetir o P4 alcançado em 2022, e recebeu duras críticas do CEO Laurent Rossi, no final de semana do GP de Miami.

A equipe também está há pouco mais de um ano em seu cronograma de 100 corridas, no qual aspira lutar pelo título no campeonato.

O chefe da equipe, Otmar Szafnauer, explicou que o simulador atual da Alpine tem entre 15 e 20 anos, e atualizar essa infraestrutura é vital para subir no grid.

“Existem equipes maiores por aí com melhores ferramentas de simulação”, disse Szafnauer. “Às vezes, essas ferramentas de simulação são boas o suficiente para nos aproximar, então começamos e estamos bem, outras vezes não, então vamos começar mais devagar e obter feedback dos pilotos, ajustar e depois dar passos maiores.”

“Se você tem ferramentas de simulação perfeitas, ou perto disso, então você começa o fim de semana bem perto do ideal, e estamos trabalhando nisso”, acrescentou.

Espera-se que o novo simulador da equipe esteja pronto a tempo para a temporada de 2025, e a Alpine também recrutou um chefe de simulação como parte do processo.

A Alpine também está se esforçando para recrutar ‘sete ou oito’ pessoas de aerodinâmica, de nível sênior, a fim de expandir esse departamento de 38 para 45 funcionários.

Szafnauer também enfatizou a importância de um forte desenvolvimento na temporada com seu A523.

“O maior desafio é desenvolver, principalmente aerodinamicamente na temporada, um desempenho do carro em um ritmo superior aos nossos concorrentes, porque eles não param seus desenvolvimentos”, disse ele.

“Portanto, temos que ter uma trajetória de desenvolvimento superior à Mercedes, superior à Ferrari, superior à Aston Martin, para poder alcançá-los, e isso é difícil.”

“A boa notícia é que, como estamos um pouco atrás deles, também podemos observar quais ganhos eles obtiveram e, então, você pode tentar encurtar esse progresso”, finalizou Szafnauer.

Fonte: f1mania

Anteriores Ivo Vieira deixa o comando técnico do Cuiabá
Próxima Inteligência artificial domina debates no Web Summit Rio