F1: Alpine terá ferramenta de altura de rodagem e ‘atualização visível’ na primeira corrida


A Alpine terá duas atualizações prontas para seu novo A523 a tempo da primeira corrida da temporada na próxima semana.

A equipe que terminou em quarto lugar no campeonato de construtores no ano passado busca reduzir a diferença para as três primeiras equipes neste ano. O diretor técnico Matt Harman disse que uma das atualizações que serão realizadas no Grande Prêmio do Bahrein deve ajudá-lo a fazer isso.

“Haverá algumas diferenças visuais [na] primeira corrida”, disse ele à imprensa no Bahrein ontem. “Temos uma boa atualização acontecendo para a primeira corrida e esperamos que isso ajude em nossa busca para nos aproximarmos da terceira posição, se não estivermos nessa posição.”

Harman disse que a equipe também terá uma nova ferramenta destinada a ajudar a otimizar a altura do carro. As equipes podem aumentar significativamente o desempenho de seus pisos rodando seus carros o mais baixo e rígido possível, desde que possam evitar a recorrência da toninha que muitos experimentaram no ano passado.

O carro da Alpine foi visto às vezes durante o teste desta semana, o que Harman disse ser uma consequência de a equipe deliberadamente usar suspensão rígida.

“Exercemos o envelope”, disse ele. “Tenho certeza de que você já viu algumas das filmagens, corremos bastante. Isso funciona em algumas condições, precisamos exercitar isso.

“Nesta pista não tende a ser muito, muito rígida, embora existam alguns circuitos durante a temporada em que vamos conseguir otimizar e capitalizar isso, daí o teste. Mas acho que aprendemos muito com isso. Algumas das ferramentas que temos, especificamente na traseira do carro, estão nos permitindo capitalizar esse aprendizado. Então o ganho é importante.”

Outra atualização chegando para o próximo fim de semana permitirá que a Alpine otimize melhor sua altura de rodagem, disse ele. “A altura do carro, todos nós sabemos, é uma diferenciadora chave de desempenho. Precisamos ter certeza de que exercemos isso também.

“Temos alguma tecnologia no carro que nos permite rodar um pouco mais baixo do que talvez teríamos feito no ano passado, então precisamos ter certeza de tentar isso aqui. Vamos tentar isso pela primeira vez provavelmente nos treinos da primeira corrida. Então tem sido interessante.”

No ano passado, a Alpine tendia a trazer atualizações menores que as de seus rivais, mas o fazia com mais frequência, introduzindo novas peças em quase todas as corridas. Harman disse que eles podem mudar essa abordagem este ano.

“Pode não ser em todas as corridas, porque acho que, à medida que os carros evoluem, eles se tornam mais integrados e, portanto, os pacotes que você precisa trazer precisam ser um pouco mais difundidos.

“Mas, fundamentalmente, haverá uma tentativa de tentar desenvolver algo em todas as corridas, mesmo que não seja carroceria ou coisas que você vê visualmente, mas coisas que talvez você não consiga ver que nos darão tempo de volta. Então essa é a nossa intenção.

“Como dissemos antes, ficamos muito orgulhosos do ano passado e temos os mesmos recursos, temos as mesmas finanças, se não um pouco melhor, então cabe a nós realizar esse trabalho, realmente.”

 

Fonte: f1mania

Anteriores F1 – Russell: “Último dia de testes foi muito mais positivo para a Mercedes”
Próxima F1 – Bottas: “A Alfa Romeo deste ano está, pelo menos, 50% melhor”