A equipe Cadillac, que vai entrar na Fórmula 1 em 2026 como o 11º time da categoria, deve anunciar que contará com dois pilotos experientes: Valtteri Bottas e Sergio Perez. A decisão foi tomada com base na vasta experiência de ambos, que juntos somam dezesseis vitórias na F1. A confirmação oficial da dupla da Cadillac deve ocorrer antes do GP da Holanda neste próximo final de semana, segundo várias fontes.
O time Cadillac, que entra no grid como uma nova força na Fórmula 1, optou por contar com pilotos de renome para o seu projeto. A equipe, liderada pelo ex-chefe da extinta equipe Manor de F1, Graeme Lowden, identificou Bottas e Perez como alvos principais desde as fases iniciais da negociação.
Tanto Bottas quanto Perez, estiverem no grid da F1 até o final do ano passado, sendo que o finlandês foi dispensado pela Sauber e o mexicano dispensado pela Red Bull Racing, nos dois casos, assim que a temporada 2024 terminou.
Segundo algumas fontes, a Alpine teria feito propostas para ambos, como possíveis substitutos de Franco Colapinto, mas os dois pilotos teriam rejeitado essa oferta da equipe francesa.
Para a Alpine, a situação é complexa, pois mesmo estando insatisfeita com Colapinto, somente Pierre Gasly tem contrato garantido para 2026, e a vaga ao seu lado ainda está indefinida para o próximo ano. Com a recusa tanto de Bottas como de Perez para ficar com essa vaga na equipe francesa, outras opções devem ganhar força, o que pode eventualmente abrir caminho para o brasileiro Felipe Drugovich.
Embora a Cadillac tenha considerado outros pilotos, como Mick Schumacher e o próprio Drugovich, segundo algumas informações, a dupla formada por Bottas e Perez sempre foi a mais forte.
A nova equipe pertencente à General Motors, que obteve sua entrada na F1 com o projeto da marca Cadillac, também anunciou que enquanto não tiver seu próprio motor, utilizará unidades de potência da Ferrari, o que deve ocorrer pelo menos até 2028.
Mesmo o time sendo norte-americano, terá sua sede principal na Inglaterra, perto do circuito de Silverstone, com outras operações em Fishers, Indiana, e Warren, Michigan. Além disso, o lendário piloto americano Mario Andretti será parte do conselho da equipe.
Fonte: f1mania