F1: Alpine se contenta com classificação mediana na Holanda


A Alpine não alcançou grandes feitos no classificatório do GP da Holanda neste sábado (30). Pierre Gasly foi apenas o 14º colocado, enquanto Franco Colapinto ficou apenas com a 16ª posição de largada em Zandvoort. Apesar do resultado, os pilotos se mostraram de certa forma satisfeitos, já que a equipe se encontra em uma crise irreparável na temporada 2025.

“No geral, estou satisfeito com o resultado da classificação de hoje e contente com a forma como revertemos a situação como equipe desde o treino livre 3. Parecíamos não ter ritmo no início do dia, então estar na briga pelo Q3 foi positivo. Mesmo estando na décima quarta posição, foram apenas um décimo e meio que nos separaram do Q3 e um centésimo entre outras duas posições – as margens são realmente mínimas”, comentou Gasly.

“Claro que precisamos de mais, mas considerando onde estamos com o carro no momento, podemos ficar satisfeitos com nosso esforço. Essas margens pequenas tornam tudo emocionante e exigem ainda mais da equipe e do piloto para não cometer erros e maximizar tudo. Sabemos que esta não é uma pista fácil para ultrapassagens, mas veremos o que podemos fazer amanhã. Eu não me importaria com um pouco de chuva! É uma corrida e tudo pode acontecer”, avaliou o francês.

Franco Colapinto (ARG) Alpine F1 Team A525.
Foto: XPB Images

Colapinto culpou o tráfego na pista pelo azar do time: : “Foi um classificatório muito apertado hoje. No TL3 nós realmente lutamos, mas no quali o carro estava muito mais forte e em um estado muito melhor. Tínhamos o potencial para avançar para o Q2, mas fomos muito azarados com tráfego no Setor 3 na minha última volta rápida. Havia dois carros à minha frente, o que não ajudou, e perdi downforce como resultado do ar sujo nas Curvas 11, 12 e 13.”

“É decepcionante perder por tão pouco, especialmente por coisas fora do nosso controle. Estávamos tendo uma boa sessão e fiz uma boa volta no final, então é muito frustrante. Queremos performar como equipe, queremos melhorar e todos nós estamos dando o máximo. Nós parecemos decentes com alto combustível na sexta, então esperamos ser fortes amanhã, independentemente do clima”, finalizou o argentino.

A Alpine busca se recuperar no campeonato de construtores, onde é a última colocada com apenas 20 pontos, 15 a menos que a penúltima, a Haas. Neste domingo, a Fórmula 1 disputa o GP da Holanda a partir de 10h.

 

Fonte: f1mania

Anteriores CNI Afirma que “Não é o Momento” de Aplicar Lei de Reciprocidade
Próxima Subcomitê do CIM aprova os 16 planos setoriais da Estratégia de Adaptação