Time norte-americano quer antecipar feedback para melhorar desempenho em 2025
Esteban Ocon, atualmente piloto da Alpine, foi autorizado pela equipe francesa a participar de um teste com a Haas, sua futura equipe na Fórmula 1, antes mesmo do término de seu contrato. O francês terá sua primeira oportunidade de pilotar o carro de 2024 da Haas no teste de pós-temporada em Abu Dhabi, que será realizado logo após a última corrida do ano.
Ayao Komatsu, chefe de engenharia da Haas, destacou a importância de Ocon experimentar o carro o quanto antes.
“Essa será a primeira vez que Esteban pilotará nosso carro, o que é importante porque, obviamente, as regras permanecem estáveis”, explicou Komatsu.
“O carro do próximo ano será uma evolução deste. É bom que ele tenha um primeiro contato com o carro antes de janeiro, ou o mais cedo possível, para entender como nosso carro se comporta, seus pontos fortes e fracos.”
A antecipação do feedback do piloto pode beneficiar o processo de desenvolvimento para 2025.
“Se ele tiver algum feedback, podemos continuar trabalhando nisso durante o desenvolvimento”, disse Komatsu.
Apesar da boa notícia para a Haas com a chegada de Ocon, a equipe enfrenta um obstáculo em relação ao jovem Oliver Bearman. Depois de participar de testes pela Ferrari e pela própria Haas em 2024, o piloto de 19 anos não está mais qualificado para realizar outras participações em treinos de sexta-feira nesta temporada.
Hulkenberg também testará com sua nova equipe
Além de Ocon, outro piloto da Haas terá permissão para trocar de carro no teste em Abu Dhabi. Nico Hülkenberg, que deixará a equipe americana ao final da temporada, foi liberado para pilotar pela Sauber-Audi, sua nova equipe para 2025.
Komatsu deixou claro que não pretende colocar barreiras na transição de seu atual piloto. “Se você me perguntar, Nico pode dirigir para a Sauber. Não faz sentido bloqueá-lo.”
Com a presença de Ocon e Hülkenberg em novos ambientes, o teste de Abu Dhabi será fundamental para que ambos os pilotos entendam as características de seus futuros carros e contribuam para os planos de desenvolvimento de suas respectivas equipes.
Fonte: f1mania