F1: Alpine destaca mudança na bomba de água para melhora na confiabilidade em 2023


A Alpine conseguiu atingir seus objetivos da temporada passada ao terminar o campeonato de construtores na quarta colocação. Contudo, o ano do time francês também ficou marcado pelo grande número de abandonos, oito no total.  

A equipe resolveu arriscar ao prezar pelo desempenho ao invés da confiabilidade. O chefe de motores da Renault, Bruno Famin, explicou que muitos dos problemas já estão sendo resolvidos e que não estavam relacionados com a unidade de potência em si. 

“Não temos problemas realmente significativos no motor em si, no ICE [Motor de Combustão Interna]”, disse Famin ao Motorsport. Tivemos problemas em Singapura, o que é um fato. Na verdade, foi muito estranho, porque ter dois problemas diferentes em oito voltas de diferença foi surreal, mas nós tivemos.”

“Todos os outros problemas que tivemos foram muito mais por parte dos elementos auxiliares: bomba de água, bomba de combustível. Isso é algo que estamos bastante otimistas de que conseguiremos resolver para 2023.”

“Acho que não vamos retroceder em nada, vamos trabalhar e já estamos trabalhando profundamente nos detalhes, principalmente no lado auxiliar. A bomba de água foi uma dor de cabeça durante toda a temporada para nós.”

“Melhoramos o máximo que pudemos em 2022, mas claramente não foi o suficiente. Foi o próprio conceito da bomba de água que tivemos que mudar, e vamos mudar para 2023. Então, realmente esperamos que o problema seja resolvido”, apontou Bruno. 

Além disso, visando melhorar a confiabilidade do carro, os processos de validação estão sendo aprimorados, especialmente para peças fornecidas por terceiros.

“Estamos melhorando nossos processos de validação e tentando melhorá-los da melhor maneira possível de uma forma muito melhor do que fizemos em 2022. O objetivo para 2023 é manter o mesmo nível de desempenho e tornar tudo confiável”, afirmou Famin.

 

 

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