O chefe do departamento de unidade de potência da Alpine, Bruno Famin, defendeu os riscos que a equipe assumiu com seu motor na temporada 2022 da Fórmula 1, apesar de seus problemas de falta de confiabilidade.
A abordagem geral surgiu como resultado do CEO da Alpine, Laurent Rossi, instruindo sua equipe a criar uma unidade de potência que fosse o mais rápida possível, preferindo ter um motor mais rápido que pudesse ser melhorado na confiabilidade, do que um mais lento que não pudesse ter desempenho adicionado.
Os regulamentos das unidades de potência da F1 estipulam que apenas melhorias de confiabilidade podem ser feitas, até que os motores estejam sob os novos regulamentos em 2026, o que significa que houve pressão adicional na base Alpine-Renault e nos outros fabricantes, para produzir um motor o mais potente possível desde o início em 2022.
Mas a falta de confiabilidade provou ser um problema decisivo na Alpine na última temporada, com Fernando Alonso acreditando que perdeu até 60 pontos ao longo do ano, com abandonos por falhas técnicas.
No entanto, Famin defendeu a abordagem adotada pela Alpine, acreditando que eles serão capazes de resolver seus problemas em 2023.
“Corremos alguns riscos, na verdade”, disse Famin, segundo a edição francesa do Motorsport.com. “Corremos o risco de tentar desenvolver um motor que fosse o mais leve possível e não passar pelo processo de validação completo que normalmente faríamos.”
“Nós realmente queríamos forçar até o último momento, e às vezes foi um pouco tarde demais, mas realmente queríamos levar o desenvolvimento o mais longe possível. Acho que a estratégia foi acertada, ainda que tenhamos tido alguns problemas. Tivemos problemas em Singapura, dois na verdade, o que foi muito estranho porque ter dois problemas diferentes em oito voltas foi inacreditável”, disse Famin.
“Mas todos os outros problemas que tivemos, foram muito mais do lado dos equipamentos auxiliares, por exemplo, bomba de água e bomba de combustível, mas estamos bastante otimistas de que conseguiremos resolver esses problemas até o início da temporada 2023”, acrescentou.
A Alpine vai apresentar o A523 em Londres em 16 de fevereiro com Esteban Ocon ao lado do novo companheiro de equipe Pierre Gasly em Londres, e a equipe tem trabalhado no lado da confiabilidade das coisas, conforme o permitido, em sua base de unidade de potência em Viry.
“Não acho que vamos retroceder em nada”, disse Famin. “Vamos trabalhar e já estamos trabalhando a fundo nos detalhes, principalmente na parte auxiliar.”
“Mas a segunda coisa é que estamos forçando nosso processo de validação, tentando melhorá-los e fazer isso da melhor maneira possível para que seja muito melhor do que fizemos em 2022”, concluiu.