F1: AlphaTauri orgulhosa de primeiros pontos de Lawson


A equipe AlphaTauri ficou muito satisfeita pelo fato de Liam Lawson marcar seus primeiros pontos na Fórmula 1, hoje na corrida em Singapura, mas por outro lado, o abandono de Yuki Tsunoda na primeira volta da corrida, foi uma decepção para o time.

Jody Egginton, diretor técnico: “Como sempre, Singapura não foi uma corrida simples e ficamos reduzidos a um carro após a primeira volta. Yuki ter que se retirar devido a danos após contato sem culpa própria foi decepcionante, já que ele mostrou um ritmo muito forte nas corridas longas de sexta-feira. A corrida logo se acalmou e Liam correu em um trem de carros atrás da Haas, esperando a janela de box abrir. Quando o Safety Car chegou, nós como a maioria, optamos por um jogo de pneus duros. Porém, apesar de termos superado Nico Hulkenberg, perdemos para Oscar Piastri e acabamos no mesmo trem, passando para a posição de pontuação quando os carros que ficaram de fora finalmente pararam nos boxes. A partir desse momento, Liam fez um trabalho fantástico na gestão dos pneus, fazendo movimentos de ultrapassagem sempre que possível e retornando tempos de volta consistentes. Ele estava se defendendo de vários carros e realizou alguns movimentos fortes para manter os pontos e levar o carro para casa, conquistando seus merecidos primeiros pontos na F1. Todos em Faenza e Bicester têm trabalhado arduamente para entregar essa atualização, e o resultado de pontuação desta noite é uma boa recompensa pelos grandes esforços feitos pela fábrica, pelo pessoal na pista e pelos pilotos. Foi um fim de semana muito agitado, mas estamos todos ansiosos pelo Japão, e por dar o próximo passo para extrair desempenho desta atualização e das peças aerodinâmicas que se seguirão”, concluiu.

Lawson: “Eu gostaria de ter mais alguns GPs para me preparar para este, mas obviamente, quando você tem a oportunidade, tem que aproveitá-la com as duas mãos. Honestamente, é isso que estou tentando fazer e hoje foi fantástico. Estou feliz com a corrida e definitivamente dei tudo porque acho que maximizamos o desempenho do carro. Preciso olhar para a largada porque já fazem dois finais de semana seguidos que perdi posições, então isso dificulta a nossa vida. Ficamos longe de problemas pelo resto da corrida e o mantivemos tudo limpo. É difícil quando você está lutando para ganhar ritmo, tentando maximizar suas ferramentas e tirar o máximo proveito disso, então a corrida foi fisicamente exigente. No final das contas, estou muito feliz por ter marcado dois pontos”, acrescentou.

Tsunoda: “Em primeiro lugar, parabéns ao Liam por marcar pontos, especialmente porque na sua primeira vez na F1 em Singapura, ele se saiu bem. Para mim, estou muito frustrado porque parece que não tivemos um fim de semana limpo nas últimas duas corridas, especialmente porque a equipe trouxe grandes desenvolvimentos para Singapura. Tive uma boa largada, mas fiz contato na primeira volta, e nosso pod lateral foi danificado junto com o radiador e o sistema de refrigeração, então tive que abandonar. É frustrante e uma pena não ter conseguido alcançar a bandeira quadriculada. Sinto muito pela equipe porque não tive a oportunidade de extrair o desempenho e definitivamente há ritmo para marcar pontos, mas já me recompus e estou pronto para Suzuka”, finalizou o japonês.

Fonte: f1mania

Anteriores F1: “Foi umas das nossas melhores corridas da temporada” diz chefe da Williams
Próxima F1: Piastri gostou do próprio ritmo no circuito de Marina Bay