F1: AlphaTauri espera entender a ordem das forças após o GP da Austrália


A AlphaTauri quer estar, pelo menos, entre as seis primeiras equipes, mas o chefe da equipe, Franz Tost, não espera que a abertura da temporada no Bahrein forneça respostas claras.

A equipe AlphaTauri está tentando se recuperar do que foi uma campanha abaixo do esperado em 2022, com ambições de liderar pelotão intermediário na nova era da Fórmula 1, terminando em nono lugar nos Construtores, à frente apenas da Williams e com apenas 35 pontos marcados.

O seu carro de 2023, o AT04, tem a tarefa de puxar a AlphaTauri de volta para a briga pelo topo do pelotão intermediário.

E Tost, ao falar para a imprensa no teste de pré-temporada do Bahrein, estabeleceu a meta mínima de ser uma das seis primeiras equipes, com muita atenção ao P5.

“Depende de onde está o carro”, disse ele sobre a meta para 2023. “Acho que a direção, fizemos um bom trabalho nos meses de inverno, pelo menos podemos ver nos dados.

“Mas precisamos provar isso na pista, mesmo assim espero que estejamos realisticamente entre os primeiros seis, cinco é um pouco difícil, mas não vou chorar se for esse o caso.

“Mas nas seis primeiras, esse é o nosso objetivo.”

Tost não tentou contestar que 2022 foi uma temporada ruim para AlphaTauri, admitindo que o AT03 era muito pesado, enquanto a equipe não era boa o suficiente no lado aerodinâmico e cometeu muitos erros.

Não há muito tempo para esperar até que o AT04 chegue à pista para o GP do Bahrein de abertura da temporada, procurando corrigir esses erros, mas Tost não acredita que descobriremos se ele pode naquela corrida.

Em vez disso, ele acha que somente após a terceira rodada em Melbourne uma imagem mais clara começará a surgir.

“No ano passado não fomos competitivos, no ano passado estávamos lutando”, disse Tost.

“No ano passado, nosso carro era muito pesado. Não fomos bons o suficiente no lado da aerodinâmica e cometemos alguns outros erros, e espero que possamos evitar isso este ano.

“Pelo peso está tudo bem, estamos no limite. E como mencionei antes, no lado aerodinâmico fizemos um bom progresso, a equipe aerodinâmica fez um trabalho muito bom.

“Mas também devemos ver o quão bons serão nossos rivais diretos, e acho que a primeira imagem clara que teremos após as três primeiras corridas. O Bahrein é uma corrida um pouco especial, a Arábia também, e depois vamos para Melbourne, acho que depois teremos uma boa imagem de como seremos competitivos.”

Fonte: f1mania

Anteriores F1 – Bottas: “A Alfa Romeo deste ano está, pelo menos, 50% melhor”
Próxima F1: Diretor da AlphaTauri satisfeito com desempenho e feedback dos pilotos