Fernando Alonso falou sobre arrependimentos e decisões ao longo de sua longa trajetória na Fórmula 1, destacando que todas as experiências moldaram quem ele é hoje.
“Se eu mudasse algo, eu não seria quem sou agora”, afirmou o espanhol em vídeo da Aston Martin com seu patrocinador, Maaden. Alonso relembrou momentos decisivos, como o GP de Abu Dhabi de 2010, quando esteve muito próximo de conquistar seu terceiro título: “São situações que você gostaria de voltar 24 horas no tempo e fazer diferente. É uma grande oportunidade de ganhar um título e perder em uma hora e meia.”
Para ele, cada desafio fora da F1, como WEC, Daytona, IndyCar e até o Rally Dakar, contribuiu para seu crescimento como piloto e pessoa: “Saí da minha zona de conforto e tive que aprender com os melhores a pilotar esses carros, que são muito diferentes de um Fórmula 1”, afirmou.
Alonso destacou que suas escolhas, acertos e erros foram fundamentais para sua evolução: “Se você tivesse uma bola de cristal e pudesse voltar no tempo, seria fácil escolher equipes diferentes. Talvez ganhasse mais títulos ou estivesse em outra posição. Mas estou feliz. Todas as decisões que tomei, erros e acertos, tinham um motivo”, acrescentou o espanhol.

O piloto, que estreou na F1 em 2001 e conquistou títulos em 2005 e 2006 com a Renault (atual Alpine), relembrou passagens marcantes, como a disputa com Kimi Räikkönen em 2007 e os quase-títulos com a Ferrari em 2010 e 2012, além do retorno à McLaren em 2015 e sua primeira aposentadoria da F1 em 2018.
Desde o retorno à categoria em 2021 com a Alpine, Alonso tem mostrado força renovada na Aston Martin, conquistando pódios e chegando perto da vitória em Mônaco. Em 2026, com a chegada de Adrian Newey, o espanhol espera finalmente conquistar seu terceiro título na Fórmula 1 aos 45 anos.
Fonte: f1mania