F1: Alonso propõe alteração no formato das sessões de classificação


O piloto da Aston Martin, Fernando Alonso, acredita que é necessário fazer uma alteração no formato atual da sessão de classificação na Fórmula 1, para garantir que situações de tráfego excessivo não ocorram.

Na sessão de classificação em Singapura, não havia limite de tempo mínimo ou máximo para as voltas que os pilotos tinham que fazer em suas voltas de entrada e saída. Isso resultou em um final confuso, com pilotos circulando lentamente enquanto tentavam encontrar espaço livre na pista.

Com a volta no circuito de Marina Bay durando pouco mais de 90 segundos, acredita-se que houvesse espaço suficiente na pista para que todos encontrassem ar limpo, mas os pilotos se agruparam no último setor enquanto se preparavam para iniciar suas voltas rápidas.

Alonso, como o piloto mais experiente da categoria, esteve presente durante o uso anterior do formato de uma volta única para cada piloto na sessão de classificação, e o espanhol de 42 anos acredita que um retorno a esse formato seria bem-vindo.

“É difícil de lidar, eu acho”, disse Alonso ao Motorsport.com sobre o que aconteceu em Singapura. “Seja o que a FIA fizer, encontraremos uma maneira de contornar esse tipo de regra. Eles têm um trabalho muito difícil em termos de gerenciar o tráfego em circuitos de rua e coisas assim. Eu disse muitas vezes que só há uma maneira de encontrar uma solução, que é a classificação com uma volta única. Todas as outras soluções que podemos testar, nunca funcionarão.”

Com o formato atual introduzido em 2006, o espanhol acredita que as grandes mudanças nos carros e na forma como são preparados para as voltas rápidas, em comparação com seus equivalentes de 2006, significam que o sistema precisa de mudanças.

Alonso continuou: “Acho que este formato de classificação está obsoleto. Tem sido o mesmo por 20-25 anos, mas os carros não são os mesmos. Temos motores híbridos, temos que carregar a bateria, temos que resfriar os pneus, então a única maneira de avançar é com apenas uma volta rápida para cada um”, concluiu o espanhol.

Fonte: f1mania

Anteriores TRE-MT recebe urnas eletrônicas novas para as Eleições Municipais de 2024
Próxima OPINIÃO: O Pix bancarizou o Brasil e deu fôlego extra às fintechs em meio ao 'inverno das startups'