O piloto da Alpine, Fernando Alonso apoia 100% o francês Pierre Gasly, sobre o fato de que o que deveria ter sido levado em conta pela FIA no Japão, não devia ser a velocidade do francês em bandeira amarela ou mesmo em vermelha, mas sim que havia um trator na pista com vários carros ainda circulando pelo circuito.
Com o circuito de Suzuka encharcado, o Safety Car entrou na pista assim que Carlos Sainz da Ferrari bateu na primeira volta, com outros pilotos também envolvidos em incidentes.
Gasly foi um dos que se envolveram em incidentes, com o piloto da AlphaTauri ficando com uma placa de publicidade presa na frente do carro, o que significou que ele teve que entrar nos boxes em uma parada não programada.
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De volta à pista, ele atingiu velocidades de 250 km/h enquanto tentava alcançar o pelotão que estava bem à frente, passando rápido pelo trator que estava na pista para retirar o carro de Sainz.
Ele ficou furioso: “O que é esse trator na pista? Isso é inaceitável!”, disse o francês no rádio da AlphaTauri.
Mas enquanto Gasly se enfureceu com o Controle de Corrida por ter um veículo de recuperação na pista com carros ainda circulando, e com os pilotos mal podendo ver à frente deles, os comissários o chamaram ao escritório por excesso de velocidade.
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Ele recebeu uma penalidade de 20 segundos e dois pontos na superlicença por andar ‘a velocidades que excederam 200 km/h em várias ocasiões naquela situação’.
Alonso afirmou que os comissários erraram o ponto, o problema não era a velocidade de Gasly, e sim o trator na pista.
“Apoio totalmente Pierre”, disse o espanhol. “Estamos no carro, sabemos a velocidade que estamos fazendo, sabemos quando estamos no controle. O que não esperamos é ver um trator no circuito, então isso é algo que não há nada para culpar Pierre”, afirmou.
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Depois do ocorrido, a FIA disse que realizará uma ‘revisão completa ‘ sobre o incidente do trator, com vários pilotos passando por ele enquanto estavam em condições de Safety Car.
Mas mesmo assim Alonso diz que não conseguia ver muita coisa. “Ainda não sei onde Carlos estava”, disse ele de acordo com o Autosport. “Eu não vi o trator. Não havia visibilidade.”
“Atrás do Safety Car, não consegui ver o trator, não vi Carlos, então obviamente foi o ponto mais baixo da corrida e precisamos entender isso. Foi uma tarde difícil para todos.”
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“Estamos aqui para ajudar a FIA, mas depois de 2014 concordamos que isso nunca aconteceria novamente e aconteceu, então precisamos trabalhar juntos para garantir que este seja o último, o último, o último”, disse o espanhol.
Em 2014, Jules Bianchi, então piloto da Marussia, colidiu com um trator que também retirava um carro batido, nas mesmas condições molhadas e no mesmo circuito de Suzuka, o piloto sofreu um grave traumatismo craniano e não recuperou mais a consciência, falecendo nove meses após o acidente.
“Precisamos entender por que o trator estava lá, quem tomou a decisão, se eles não entenderam algo, ou se o trator entrou na pista sem permissão do diretor de corrida”, acrescentou Alonso.
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“Então, até encontrarmos a explicação completa, que exigiremos, não podemos comentar muito”, finalizou o piloto da Alpine em seu apoio a Gasly.
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