F1: Alonso afirmou que Hamilton e Verstappen não ajudaram suas equipes a serem dominantes


O piloto da Aston Martin, Fernando Alonso, fez uma afirmação ousada sobre os campeões Lewis Hamilton e Max Verstappen, sugerindo que nenhum dos dois construiu verdadeiramente grandes equipes na Fórmula 1 e que o sucesso deles se deve ao ‘momento’.

Entre eles, Hamilton e Verstappen conquistaram todos os títulos na F1 desde 2014, com exceção de Nico Rosberg em 2016, e Verstappen está a caminho de seu terceiro título em 2023 após impressionantes dez vitórias consecutivas.

Alonso, atualmente correndo pela Aston Martin, foi o concorrente mais próximo da Red Bull de Verstappen no início da atual temporada, mas agora está envolvido em uma disputa com Hamilton pelo terceiro lugar no campeonato de pilotos.

Hamilton e Alonso foram companheiros de equipe na McLaren, durante a temporada de estreia do piloto britânico em 2007. No entanto, Alonso acredita que o agora sete vezes campeão, ‘não criou nada’ na Mercedes depois de deixar a McLaren em 2013.

O espanhol compartilhou sua opinião com o jornal holandês De Telegraaf: “Frequentemente dizem que alguns pilotos constroem equipes vencedoras. Mas quando Lewis se transferiu para a Mercedes em 2013, ele não criou nada. Ele colheu os benefícios de uma mudança nas regras no ano seguinte, e no caso de Max, quando ele mudou da Toro Rosso (atual AlphaTauri) para a Red Bull, Hamilton continuou dominando.”

“Max também não fez a Red Bull ser dominante. Em 2021, eles estavam equilibrados (com Hamilton e a Mercedes), mas após as recentes mudanças nas regras, a Red Bull começou a vencer corridas. Acredito que isso tenha mais a ver com as regras do que com a contribuição ou estilo de pilotagem de um piloto. O momento é tudo.”

Alonso também abordou o iminente acordo de fornecimento de unidades de potência entre a Aston Martin e a Honda para 2026, destacando as oportunidades que as mudanças regulamentares podem trazer, mas enfatizou que a Red Bull também precisa enfrentar desafios.

O espanhol afirmou: “A Red Bull precisa cometer erros e se desviar de seu curso atual. Nós também temos progresso a fazer e continuaremos a trabalhar durante o intervalo entre as temporadas, e estou otimista em relação ao nosso futuro”, concluiu.

É importante observar, que ao contrário do que Alonso afirmou, Hamilton desempenhou um papel fundamental na preparação e manutenção da Mercedes no topo do grid durante sua fase dominante, enquanto Verstappen conquistou dez vitórias a caminho do título de 2021, no ano anterior à introdução das regulamentações de efeito solo.

Fonte: f1mania

Anteriores Deputados avaliam de maneira positiva primeiras atividades da missão na Itália
Próxima F1: Aston Martin deve considerar saída de Stroll se desempenho não melhorar, afirmou Rosberg