A Alfa Romeo tinha como objetivo colocar seus dois carros no Q2 na qualificação para o GP da Bélgica de Fórmula 1, mas apenas Valtteri Bottas fez isso, ao garantir o P14. Seu companheiro de equipe, Guanyu Zhou, ficou apenas com o P17.
Alessandro Alunni Bravi, representante da equipe: “Nosso objetivo hoje era trazer os dois carros para o Q2, e só conseguimos isso parcialmente. Foi lamentável para Zhou ter sido eliminado no final do Q1. Ele fez um bom primeiro setor durante sua volta final, mas então, um travada de rodas na curva cinco tirou suas chances de estar entre os quinze primeiros. Seu ritmo era bom, então ele poderia facilmente ter alcançado o Q2 também. Valtteri fez um bom trabalho na qualificação, ele foi bastante forte no Q1 e teve chances de ficar entre os dez primeiros. Fizemos uma boa escolha com a troca para pneus slicks, mas o tempo não funcionou para nós, e com Valtteri sendo o primeiro a completar a volta final, ele estava em desvantagem em comparação com os outros pilotos, pois a pista continuava melhorando. No entanto, estamos confiantes de que temos chance de jogar nossas cartas com os dois carros durante a corrida. Sabemos é claro, que não vai ser fácil nestas condições, mas vimos hoje como foi possível conseguir algo mais”, concluiu.
Bottas: “Hoje foi bastante complicado. Tivemos tempo de pista limitado durante a única sessão de treinos livres devido à chuva forte, e depois, durante a qualificação, a aderência foi diferente em cada volta e em diferentes setores, por isso foi muito importante ler as condições corretamente e fazer as escolhas certas de pneus. Fomos os primeiros a colocar os slicks no final do Q2, mas infelizmente o tempo não funcionou para nós, pois cruzamos a linha primeiro, enquanto a pista estava secando, e depois todos os outros melhoraram. Claro, foi decepcionante, mas como positivo, tivemos um ritmo decente, o que nos dá um incentivo antes da qualificação para a corrida sprint e a própria sprint amanhã”, concluiu.
Zhou: “Foi uma pena perder o Q2, especialmente porque minha última volta começou muito bem. Eu já estava meio segundo à frente durante o primeiro setor e acho que poderíamos facilmente ter entrado no Q2, mas isso não foi possível hoje. Como ponto positivo, nosso carro se comportou bem em condições variáveis de pista, a sensação foi boa e nos permitiu estar na mistura. Claro, não foi um começo ideal para o nosso fim de semana, já que fizemos apenas algumas voltas durante o treino livre. Ainda assim, estou convencido de que poderemos ter um dia mais tranquilo amanhã, mesmo que o tempo continue o mesmo, por isso estou ansioso”, finalizou o piloto chinês.
Fonte: f1mania