A Alfa Romeo parece ter perdido uma vantagem que tinha no início da temporada em relação ao peso do seu carro. No início de 2022, o carro da equipe suíça estava com o peso certo de 798 quilos. Enquanto isso a maioria das outras equipes tinha seus carros mais pesados, mas conseguiu tirar peso, tornando-os consideravelmente mais leves.
O início da temporada 2022 foi forte para a Alfa Romeo, marcando 51 pontos nas primeiras nove corridas, enquanto nas sete corridas que se seguiram, apenas um ponto foi marcado. O maior problema para a equipe parece ser a falta de atualizações no carro.
Enquanto a maioria das equipes continua apresentando novas atualizações para reduzir o peso do carro, o C42 não ficou mais leve. O carro mais leve era a grande vantagem da Alfa Romeo no início do ano, mas essa vantagem parece ter desaparecido completamente. “Dependendo da economia, isso é de três a quatro décimos de segundo que outros se tornaram mais rápidos”, disse o chefe da equipe, Frédéric Vasseur, de acordo com a Auto, Motor und Sport.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-1’); });
“Menos peso é a única atualização garantida para tornar um carro mais rápido”, continuou o francês. O que também é um problema para a Alfa Romeo é a confiabilidade. Juntos, Valtteri Bottas e Guanyu Zhou já abandonaram oito vezes nesta temporada e já sofreram várias penalidades de grid por trocar componentes do motor.
Vasseur diz que está feliz que ambos os carros estejam agora equipados com novos motores. A Alfa Romeo espera apresentar outro grande pacote aerodinâmico antes das corridas finais de 2022. Essa atualização está atualmente programada para o GP do Japão em Suzuka, que será realizado em 09 de outubro.