F1: Alfa Romeo ainda não decidiu seu futuro na categoria após final da parceria com a Sauber


0001171514_hires_0pdehkw0vgi6f40dp829t09z8r29-1

A parceria entre a tradicional equipe de Fórmula 1, Sauber que está na categoria desde 1993, e a montadora italiana Alfa Romeo, que dá o nome para a equipe Sauber na F1 desde 2019, já teve seu final anunciado.

Essa colaboração entre Alfa Romeo e Sauber representa um modelo que não é comum na Fórmula 1, pois a equipe suíça é operada pela Sauber, embora o nome e a pintura representem o fabricante de automóveis italiano, Alfa Romeo.

No entanto, as duas irão se separar no final da temporada 2023, com informações de que a Audi se unirá à Sauber, principalmente motivada pela chegada da nova geração de unidades de potência, que será lançada a partir de 2026.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-1’); });

Segundo essas informações, a Audi irá comprar porcentagens da Sauber ao longo dos anos, até possuir 75% da equipe de F1 em 2026.

Então, onde isso deixa a Alfa Romeo em termos de envolvimento na Fórmula 1 a partir de agora? Embora o CEO da Alfa Romeo, Jean-Philippe Imparato, esteja satisfeito com a parceria com a Sauber, isso não significa que o fabricante irá procurar outra equipe de F1 para uma nova colaboração.

Imparato afirmou: “Estamos em um período em que o mundo automotivo está mudando a uma velocidade incrível”, disse ele, segundo Motorsport.com.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-2’); });

“A partir de 2025, todos os nossos novos modelos serão elétricos e teremos produção totalmente eletrificada a partir de 2027, com exceção de duas ofertas híbridas. É crucial que sejamos livres para fazer todas as avaliações necessárias antes de 2024.”

“Estamos muito felizes com o relacionamento que temos com a Sauber. Conversamos todas as semanas com Finn (Rausing, co-proprietário da equipe) e Fred (Vasseur, chefe da equipe), e ainda temos 18 meses de colaboração pela frente.”

“Tivemos e continuamos tendo um excelente retorno dessa operação, acredito que seja proporcionalmente a maior do paddock, e isso se deve à ideia que Sergio Marchionne (ex-CEO da Fiat Chrysler Automobiles) teve cinco anos atrás.”

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-3’); });

“Não vejo a Alfa Romeo engajada em um campeonato que não esteja alinhado com a nossa história, mas fora isso tudo será avaliado. Gostamos da Fórmula 1, mas não queremos pular de uma equipe para outra, nem pensar em contextos em que a Alfa Romeo não tem tradição, portanto tudo será levado em consideração e decidiremos no primeiro semestre do próximo ano”, disse ele.

Imparato afirmou também, que a Alfa Romeo não foi pega de surpresa pelo encerramento de sua parceria com a Sauber.

“A renovação com a Sauber para a temporada 2023 foi assinada em julho. Já tínhamos uma ideia do que poderia ser o cenário, não fomos pegos de surpresa. Queremos simplesmente ter tudo em cima da mesa e, em vista de 2024, avaliaremos todos os programas possíveis. As diretrizes a serem respeitadas são três: italianismo, desportivismo e tradição, depois disso, todos os cenários estão abertos”, concluiu.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-4’); });

Faltando seis etapas para o encerramento da temporada 2022, a Alfa Romeo ocupa a 6ª posição na classificação de construtores no momento.

Anteriores Banco suíço elogia economia brasileira e prevê recuo ainda maior da inflação
Próxima Ovinos: cotações do cordeiro subiram