Alex Albon lamentou a chance perdida de pontuar no GP da Austrália de Fórmula 1. A Williams acabou sendo prejudicada devido a um forte desgaste irregular dos pneus.
O britânico-tailandês foi o único piloto da Williams a correr em Melbourne, já que seu acidente no TL1 e a ausência de um chassi reserva impossibilitaram a participação de Logan Sargeant.
Apesar de três abandonos entre as equipes principais, Albon terminou a corrida em 11º, mais uma vez sem pontuar. A Haas, por outro lado, capitalizou em cima dos abandonos e conquistou pontos com os dois carros. Yuki Tsunoda também pontuou para a RB ao terminar em sétimo.
Questionado sobre como se sentiu por ficar à beira do top 10 em Melbourne, Albon disse que foi ‘ainda mais frustrante’ ver os rivais da Williams aproveitarem as oportunidades.
“Precisamos desses resultados. Quando três carros dos times de ponta abandonam, você tem que capitalizar em cima disso”, afirmou Albon. “Infelizmente, não tivemos o ritmo que esperávamos. Foi um fim de semana difícil para todos nós na Williams.”
O piloto de 28 anos acredita que a equipe precisa descobrir a causa do desgaste irregular dos pneus, que prejudicou o desempenho do carro. Albon explicou que sua única chance de acompanhar o ritmo dos carros da frente era ‘destruindo’ seus próprios pneus, o que foi agravado por uma configuração inadequada.
“Acho que parar cedo apenas mascarou a nossa falta de ritmo”, disse ele. “Tentamos ficar na corrida com paradas antecipadas, mas no final, o ritmo dos outros era forte demais. Sempre que tentava acompanhar os carros ao meu redor, meus pneus acabavam. Por causa disso, tivemos que configurar o carro para ter um equilíbrio ineficiente. Estávamos colocando muita pressão dianteira para evitar deslizamentos.”
“Em algum momento, o equilíbrio fica terrível. Você está deslizando na traseira, mas o dianteiro ainda está granulando. É uma sensação estranha”, acrescentou. Albon acredita que, com mais simulações de longos trechos durante os treinos livres, ele poderia ter protegido um pouco mais os pneus de granularem, e espera poder fazer isso nos próximos finais de semana de corridas.
Fonte: f1mania