O ex-piloto de Fórmula 1, Ralf Schumacher, acredita que a disputa entre Lando Norris e Oscar Piastri pelo título este ano, segue totalmente em aberto, mesmo após o revés do britânico no GP da Holanda.
Norris largou em segundo lugar em Zandvoort, acompanhando de perto o ritmo do companheiro de equipe na McLaren, mas um problema técnico no carro o obrigou a abandonar nas voltas finais da prova. Com isso, Piastri venceu a corrida e ampliou a diferença no campeonato para 34 pontos.
Apesar do cenário, Schumacher avalia que o campeonato ainda pode trazer reviravoltas: “Não acho que esse foi o último abandono que veremos. Os carros estão ficando mais velhos, a quilometragem dos motores está aumentando. Isso significa que peças terão de ser trocadas, e então alguém precisará largar de trás, caso contrário, algo pode acontecer, e o mesmo pode acontecer com Oscar”, disse ele no podcast Backstage Boxengasse, da Sky Sports alemã.
O ex-piloto também entende que o abandono pode até aliviar a pressão sobre Norris: “Pode parecer estranho, mas agora há um pouco menos de pressão, porque ele sabe: ‘Ok, dei tudo de mim, estava em segundo e próximo, mas tive de abandonar uma corrida. Não havia nada que eu pudesse fazer. Agora só preciso tentar reduzir a diferença’. Acho que isso dá mais espaço para ele”, afirmou.

Schumacher destacou ainda o domínio da McLaren: “Eles poderiam ter sido meio segundo mais rápidos no final. Isso mostra a superioridade novamente. Agora está nas mãos dos dois.”
Segundo o alemão, a disputa interna deve incluir jogos psicológicos e alternância de desempenhos: “Acho que eles vão trocar de papéis de vez em quando, às vezes um estará à frente, às vezes o outro”, acrescentou.
Por fim, Schumacher fez elogios a Piastri, a quem vê com perfil de campeão mundial: “Ou você tem isso ou não. Ele tem. E Norris também tem, mesmo sendo um cara mais emocional, o que também gostamos”, finalizou o alemão.
Fonte: f1mania