Adrian Newey, o renomado designer da Red Bull Racing e mente criativa por trás de doze títulos de construtores e doze campeonatos de pilotos, recentemente compartilhou reflexões sobre sua ilustre carreira e as oportunidades que deixou passar. Em uma participação no podcast Beyond the Grid, Newey, cujo último projeto, o RB19, tem mostrado ser praticamente imbatível com Max Verstappen, falou sobre suas experiências e desejos não realizados na Fórmula 1.
Newey, que tem sido uma figura central na Red Bull, revelou que, ao longo dos anos, recebeu propostas de outras equipes, incluindo três da Ferrari. No entanto, ele nunca aceitou a oferta para se juntar à equipe italiana, citando o impacto de empregos anteriores, que envolviam viagens frequentes, em sua vida pessoal. Mesmo que a Ferrari tivesse aberto uma filial no Reino Unido para acomodá-lo, Newey expressou dúvidas sobre a eficácia de um centro de pesquisa e design separado da equipe de corrida.
“Se você vai fazer isso, a Ferrari é uma equipe italiana”, explicou Newey, destacando sua crença na importância da proximidade entre os diferentes segmentos de uma equipe.
Newey também mencionou suas conversas com a Ferrari em 2014, motivadas, segundo ele, por frustrações com a falta de um motor turbo híbrido competitivo da Renault. Ele, junto com Christian Horner e Helmut Marko, tentou pressionar Carlos Ghosn, o então CEO da Renault, para aumentar o orçamento, mas encontrou resistência e desinteresse em investir na Fórmula 1.
Ao longo de sua carreira, Newey teve a oportunidade de trabalhar com pilotos lendários como Ayrton Senna, Alain Prost, Jacques Villeneuve, Sebastian Vettel e, mais recentemente, Max Verstappen. No entanto, ele lamenta não ter tido a chance de colaborar com Fernando Alonso e Lewis Hamilton, considerando tal fato uma circunstância lamentável de sua trajetória profissional.
“Trabalhar com Fernando e Lewis teria sido fabuloso. Mas nunca aconteceu. Às vezes, é apenas circunstância, é assim que é”, concluiu Newey, expressando um sentimento de resignação sobre as oportunidades perdidas e os caminhos não percorridos em sua jornada na Fórmula 1.
Fonte: f1mania