O diretor técnico e principal projetista da Red Bull, Adrian Newey, deve ter seu contrato renovado este ano, de acordo com o apresentador da coletiva de imprensa da Fórmula 1, Tom Clarkson.
Clarkson acrescentou que Newey, cujos projetos levaram a Red Bull a todos os seus onze títulos, combinados entre os de pilotos (06) e de construtores (05) em sua história, está atualmente conversando com a equipe, sobre como eles parecem prolongar sua permanência na equipe.
Newey foi contratado para chefiar a operação técnica da Red Bull, vindo da McLaren em 2005, e liderou o sucesso da equipe em nível de design, com a mudança para a aerodinâmica de efeito solo nos últimos regulamentos técnicos da F1 em 2022, movendo-se para uma área específica de especialização dele.
A Red Bull e Max Verstappen, quebraram o recorde de mais vitórias em uma única temporada em 2022 com o dominante RB18, e o RB19 deste ano, continuou de onde seu antecessor parou em termos de velocidade.
Mas com Newey sendo visto observando atentamente carros de outras equipes, o ex-piloto e campeão na F1 em 1996, Damon Hill, se pergunta se isso foi um sinal de que ele pode estar pensando em um futuro fora da Red Bull.
“Adrian Newey é de longe um dos projetistas de carros mais bem-sucedidos, se não o mais bem-sucedido da história da Fórmula 1”, disse Hill no podcast F1 Nation.
“Sua taxa de sucesso é inacreditável, em todas as equipes em que ele esteve praticamente ele venceu um campeonato de construtores ou de pilotos. Perdi a conta de quantos, então ele é um homem-chave, e o que ele tem a oferecer a qualquer equipe é inestimável”, disse Hill.
“Não posso deixar de ignorar o que ele fez no Bahrein, onde ficou na frente do carro da Mercedes no grid, com sua prancheta, e ficou lá por muito tempo olhando para as asas dianteiras.”
“Qualquer um que conheça Adrian pode dizer: ‘Espere um minuto, ele já tem o carro mais dominante da F1, por que ele está olhando para as asas dianteiras da Mercedes?’ Ele estava realmente olhando para as asas dianteiras? Ou ele estava apenas parado na frente de uma Mercedes dizendo: ‘Estou interessado’. É isso que ele estava realmente dizendo?”, acrescentou Hill.
Mas mesmo com o limite de custo e as restrições de testes aerodinâmicos para tentar nivelar o girid o máximo possível, Hill acredita que a equipe de Milton Keynes provavelmente ainda terá mais em mãos mais tarde na temporada.
“A curto prazo provavelmente não”, disse Hill sobre a perspectiva de outras equipes alcançarem a Red Bull. “Mas a longo prazo será muito interessante ver como esses diferenciais nos limites de custo podem ter um efeito. Portanto, esperamos que a Red Bull atinja um ‘teto de vidro’ e não consigam mais tempo com este carro.”
“Mas, conhecendo a Red Bull e Adrian Newey, e todas as pessoas inteligentes que eles têm na Red Bull, eles provavelmente também têm algum próximo truque de mágica na manga”, encerrou Hill.
Fonte: f1mania