F1: 25 curiosidades da classificação do GP da Arábia Saudita 2025


A Fórmula 1 teve mais uma sessão de arrepiar na qualificação para o GP da Arábia Saudita 2025. Com margem mínima, Max Verstappen conquistou a pole position em Jeddah, superando Oscar Piastri por apenas 0s010 e estabelecendo um novo recorde da pista. Mas além da disputa acirrada, a sessão rendeu uma enxurrada de curiosidades, recordes e estatísticas que ajudam a contar os bastidores da batalha no circuito de rua mais veloz da temporada.

A pole foi a segunda do ano para Verstappen, que agora empata com Piastri no número de largadas na frente em 2025. O neerlandês, aliás, mantém um retrospecto perfeito em Jeddah: já são quatro poles consecutivas na Arábia Saudita.

O tempo que garantiu a primeira posição neste sábado também foi um novo recorde absoluto da pista, superando a marca que Piastri havia acabado de registrar instantes antes – e que, por sua vez, já havia batido o tempo de George Russell.

Falando em estatísticas, essa é a 105ª pole da Red Bull na Fórmula 1, deixando a equipe a apenas duas de igualar a Lotus no ranking histórico. Verstappen, por sua vez, está agora a duas poles de igualar Sebastian Vettel como recordista da equipe.

Enquanto Max brilhou, Lando Norris enfrentou uma das sessões mais frustrantes da temporada. O britânico perdeu o controle de sua McLaren logo no início do Q3, bateu e ficou apenas com a 10ª posição no grid. Foi a primeira vez desde o GP do Azerbaijão de 2024 que ele não largará entre os seis primeiros colocados. A queda abre espaço para Oscar Piastri como o único piloto a largar entre os três primeiros em todas as etapas de 2025 até agora.

George Russell conquistou seu melhor resultado em Jeddah, com o terceiro lugar, enquanto Charles Leclerc garantiu a quarta posição e ajudou a colocar quatro equipes diferentes nas quatro primeiras posições do grid – um feito que mostra o equilíbrio da atual temporada.

Outros destaques incluem Kimi Antonelli, que igualou sua melhor posição de largada na carreira com o quinto lugar, e Carlos Sainz, que retorna ao GP da Arábia Saudita após ausência em 2024, largando em sexto com a Williams.

Lewis Hamilton não teve uma classificação fácil. Largará em sétimo e foi superado por Leclerc pela quarta vez em cinco classificações neste ano. O britânico ficou 0s531 atrás do companheiro de equipe.

Yuki Tsunoda levou o segundo carro da Red Bull ao oitavo lugar, marcando a primeira vez desde o GP do Azerbaijão de 2024 que ambos os carros da equipe largam nas quatro primeiras filas.

Pierre Gasly segue se destacando em Jeddah: largará em nono, mesma posição que conquistou em três das quatro visitas à pista. Já Liam Lawson conseguiu sua melhor classificação de 2025 com o 12º lugar, superando um companheiro de equipe pela primeira vez no ano.

Entre os brasileiros, Gabriel Bortoleto, da Sauber, vai largar da 20ª posição. É a primeira vez que o estreante termina uma classificação na última colocação em sua jovem carreira na Fórmula 1. Esteban Ocon, que ficou em 19º, foi superado pelo companheiro de equipe Jack Doohan pela primeira vez em Jeddah.

A corrida acontece neste domingo (20), às 14h pelo horário de Brasília (GMT -3), com transmissão ao vivo da Band e F1 TV Pro. O F1MANIA.NET acompanha tudo em tempo real.

🎥 Vídeos mais recente

Fonte: f1mania

Anteriores Novos ataques israelenses matam mais de 60 pessoas na Faixa de Gaza, diz mídia
Próxima Governo Lula busca 'soberania tecnológica' e parceria com Rússia é estratégica, diz ministra