EY reconhece erro na divulgação da categoria Motor Elétrico do Ano 2026, e vencedor é o Porsche Taycan Turbo GT


A EY, auditoria do Carro do Ano 2026, reconheceu que cometeu um erro na divulgação do vencedor da categoria MOTOR DO ANO ELÉTRICO 2026. O ganhador é na verdade o Porsche Taycan Turbo GT, e não o Zeekr 001. O anúncio incorreto ocorreu devido a uma falha da EY na transposição dos votos computados.

Tradicionalmente, no Carro do Ano, a auditoria da EY recebe diretamente os votos dos jurados, computa as notas, produz os rankings e confecciona os envelopes contendo os nomes dos vencedores. A auditoria é a única a saber o resultado até a hora da divulgação dos premiados, pois a lista é mantida em sigilo completo. Nem mesmo os organizadores do prêmio sabem de antemão os vencedores. O anúncio é feito ao vivo no dia da premiação.

Nesta quarta-feira (26), a EY enviou a seguinte nota à Autoesporte:

“A EY identificou que deixaram de ser computados os votos apurados de um dos finalistas da categoria Motor do Ano Elétrico 2026 em sua divulgação inicial. Com a inclusão desses votos foi necessário retificar o vencedor dessa categoria, que passa a ser a Porsche (Taycan Turbo GT).

Os votos das demais categorias foram revisados e os vencedores permanecem os mesmos.

Apresentamos nossas desculpas à Zeekr e à Porsche, que foram diretamente impactadas por esse equívoco, e também aos demais participantes da premiação e público da Autoesporte.”

Após avaliar o caso, o Comitê Gestor do Carro do Ano optou por descontinuar a parceria com a EY para a auditoria do Carro do Ano, e avaliará as providências para evitar que aconteçam erros nas edições futuras.

O evento de premiação ocorreu na noite de terça-feira (25). Nesta quarta-feira (26), a EY enviou as notas consolidadas dos jurados à equipe da Autoesporte. Foi, então, detectada pela Autoesporte uma inconsistência nos dados da categoria MOTOR DO ANO ELÉTRICO 2026. A EY fez uma nova revisão e confirmou o erro.

O Comitê Gestor do Carro do Ano reitera que, após essa nova revisão, estendida a todas as outras categorias, não foram detectadas inconsistências nos resultados em qualquer outro caso. Assim, os demais resultados divulgados são válidos.

Veja como fica a lista atualizada dos vencedores do Carro do Ano 2026:

Fonte: direitonews

Anteriores Cliente é indiciado por homicídio duplamente qualificado pela morte de advogado dentro de escritório em MG
Próxima Ícone do Reggae, Jimmy Cliff Morre Aos 81 Anos