Exposição “Traduzindo Deusas” começa nesta quinta-feira (14)


Tem início nesta quinta-feira (14), às 18h30, no Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Cuiabá, a exposição “Traduzindo Deusas”, do artista plástico Adriano Ferreira. Obras de escritores, poetas, dançarinas e músicos de Mato Grosso compõem a  galeria artística que contará também com tradução em libras e audiodescrição. A abertura terá performances dos artistas: Adriana Achla, Cris Chaves, DJ Lucas e rapper Xito Conduta do Gueto.

O coordenador do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UFMT, Túlio Adriano Alves Gontijo, conta que a exposição com recursos de acessibilidade é um marco para a Instituição. “Estamos atuando junto à equipe do Macp para que as 12 obras possam ter a tradução em Libras, e também audiodescrição. Serão disponibilizados por meio de QR Code”,  ressaltou.

Sobre a exposição, Adriano conta que buscou criar um diálogo junto a autores/escritores da nossa terra. “Tendo três filhas e duas irmãs, minha relação sempre foi mais próxima do universo feminino, que sinto que são criaturas mais próximas ao divino. Mas ao contar histórias de mulheres fortes da nossa terra, sentia essa falta”, disse, complementando que  criou imagens que foram traduzidas por escritores, músicos e dançarinos, e foram criados contos que o pintor também interpretou e levou para a tela, em uma tradução em ambos os sentidos.

O artista complementa que na criação lúdica de novas narrativas, as deusas interpretadas pelos escritores, não só ganharam traços e cores por meio da sua obra, mas também ganharam perspectivas, desejos, conquistas e outros motivos, por meio da criatividade literária. 

“A intenção é que a exposição se torne um movimento e deixe legado. Tomara que contadores de estórias propaguem,  enriqueçam nosso universo lúdico com essas deusas. Vale lembrar que não há aqui uma específica série, enquanto técnica e traço, temos obras que iniciaram há muito tempo, em 2016, e o que a integra neste projeto é o fato dela estar dentro do mesmo conceito – Traduzindo Deusas”, declara Luiz Marchetti, curador da exposição.

Leia mais

MACP divulga nova exposição “Traduzindo Deusas”

Serviço

O que: Abertura da Exposição Traduzindo Deusas, do artista plástico Adriano Ferreira

Quando: 14 de setembro, às 18h30

Onde: no Museu de Arte e de Cultura Popular – MACP, UFMT, em Cuiabá.

Valor: Gratuito

Mais informações: MACP

Fonte: ufmt

Anteriores Saúde busca alternativas para manter atendimentos de média e alta complexidade pagos pelo município
Próxima Teatro Zulmira Canavarros recebe a segunda edição da “Mostra Ara Arte"